Publicada em 14 de Maio de 2014 �s 09h25
Como forma de garantir efetivamente o direito de igualdade aos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais e implementar políticas públicas contra a homofobia no Estado, o governador Zé Filho lançará, ao meio dia de hoje, no Palácio de Karnak, a campanha Piauí sem Homofobia. A ação visa ainda fortalecer a luta contra a discriminação e a defesa dos direitos do público LGBT através de ações educativas. Além disso, visa sensibilizar a comunidade em geral para os direitos deste público.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual irá ouvir as demandas dos representantes do movimento LGBT piauense e fará ainda a apresentação do Guia de Orientação à Cidadania LGBT, que servirá como ferramenta de auxílio e informação para o combate à discriminação, voltado não apenas para o público específico, como para toda a sociedade.
“Tanto o plano, como o guia têm como objetivo principal reforçar em cada um seu papel de cidadão presente na construção de um Piauí mais justo, solidário, humano e, sobretudo, ciente dos seus direitos”, ressalta Zé Filho.
A campanha é alusiva ao dia mundial contra a homofobia que é comemorado no próximo dia 17 de maio. A coordenadora do grupo Matizes, Marinalva Santana, elogiou a iniciativa do governador e afirmou estar contente com a iniciativa tendo em vista que Zé Filho é o primeiro chefe de estado a receber militantes do movimento LGBT.
"Esse é um gesto simbólico importantíssimo. Desejamos e aguardamos que essa campanha seja longa e que os resultados sejam positivos. Pois o que queremos é a desconstrução do preconceito com ações educativas. Sabemos que essa ação, inicialmente simbólica, será transformada em ações efetivas na luta contra o preconceito. Desejamos que o poder público saia da inércia e implemente cada vez mais ações”, disse Marinalva Santana.
Cidadania LGBT
O guia traz um histórico do movimento LGBT no Brasil e no Piauí, datando suas principais conquistas ao longo dos anos; principais conceitos utilizados; leis que garantem o direito à liberdade de expressão, independente da sexualidade; datas e telefones úteis.