Publicada em 14 de Março de 2013 �s 16h07
O governador Wilson Martins entregou, nesta quinta (14), um kit completo para a montagem de uma unidade produtiva de piscicultura para a Associação de Piscicultores de Conceição do Canindé. “É um investimento no qual não só fornecemos os alevinos como também entregamos tanques-redes, barcos motorizados, ração, fábrica de gelo e um galpão. Além disso, vamos dar financiamento para a ração do primeiro ciclo. Os cooperados não terão despesas para começar um arranjo produtivo importante como a piscicultura”, disse o governador.
A entrega do kit ocorreu na barragem Pedra Redonda e foi acompanhada pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, pelo secretário de Governo, Wilson Brandão, pelo deputado estadual Juraci Leite, pelo prefeito de Conceição do Canindé, Adriano Veloso, prefeitos de cidades vizinhas, pescadores e populares.
O secretário do Desenvolvimento, Rural Rubem Martins, disse que o kit foi elaborado em parceria com as associações de piscicultores de vários municípios. "Conhecendo a realidade de quem vive da pesca detectamos as principais dificuldades e deficiências que enfraqueciam a produção pelos pequenos produtores. Foi a partir daí que elaboramos o projeto do kit", afirmou o secretário.
Para Valci Pereira Sousa, presidente da Associação de Piscicultores, o kit entregue pelo governador é completo e agora não falta nada para trabalhar. “No início vamos atender a 42 famílias que estão associadas. Com esse kit, além de tirarmos essas famílias na condição de pobreza extrema fornecendo meios de alimentação, geramos renda, já que o excedente da produção é todo vendido”, afirma o pescador.
O kit entregue por Wilson Martins faz parte do programa de Fortalecimento da Infraestrutura da Piscicultura do Estado do Piauí desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de convênio firmado entre o Banco Mundial e Governo do Estado. O programa beneficia pescadores profissionais, artesanais, aquicultores e a comunidade rural na produção de peixes em tanques-rede. O investimento inclui o fornecimento de equipamentos e estruturas de cultivo e apoio, bem como o custeio de insumos.
Segundo Wilson Martins, o objetivo do programa é suprir com infraestrutura e melhorar as condições de produção, comercialização e gestão das atividades de piscicultura no Estado. “Com isso geramos não só novos postos de trabalho, mas aumentamos a renda dos produtores beneficiados”, disse. “Estamos enfrentando uma crise sem precedentes com uma adversidade que é a seca, mas é com esse tipo de ação que nós vamos aprendendo a conviver com a seca que é muito comum nessa região de Conceição do Canindé, no Semiárido do Piauí”, afirmou Wilson Martins.
O valor total investido é de R$ 2.851.762,40, beneficiando os municípios de Patos (Barragem Marruá), Oeiras (Barragem Salinas), Francisco Macedo (Barragem Estreito), Curimatá (Barragem Algodões II), Piracuruca (Barragem de Piracuruca), Conceição do Canindé (Barragem Pedra Redonda) e Pio IX (Barragem Piaus). Posteriormente, o programa será ampliado para os demais municípios com barragens e potencial para a piscicultura.
O valor unitário a ser aplicado em cada município é na ordem de R$ 285.176,24, o que irá beneficiar 400 produtores diretamente e 1.200 indiretamente. Cada barragem receberá a construção de 10 Galpões de Apoio à Piscicultura (Área de 74,91 m²), 10 Barcos de Apoio, 10 Máquinas Automáticas para Fabricação de Gelo, 72 milheiros de Alevinos, 72.000kg de Ração para Peixe Balanceada com Proteína Bruta para o Primeiro Ciclo de Produção, 1.000 tanques, rede e Acessórios (Flutuantes, Canos de Madeira, Berçários, Estradas de Madeira, Boias de Sinalização, Poitas de Concreto, Puça para Alevinos, Balaios de Plástico, Caixa de Isopor, Balanças, Colete Salva-Vidas, Cadeiras, Armários e Escrivaninha).