Publicada em 02 de Maio de 2016 �s 12h14
O governador Wellington Dias, acompanhado do deputado federal Marcelo Castro e do prefeito Florentino Neto, inaugurou, nesta segunda-feira (2), em Parnaíba, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que vai ofertar à população da região tratamento às principais neoplasias notificadas, que são as de câncer de mama, colo do útero e próstata.
Para o governador, a implantação da unidade é uma forma de conceder um tratamento mais humano aos pacientes oncológicos. “Nós estamos tratando da descentralização de um serviço que o governo da presidente Dilma, a nossa gestão junto com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, com a força e determinação do prefeito Florentino que abraçou desde de 2010 com o prefeito Zé Hamilton, que ele na época era vice-prefeito, e junto com o setor privado, líderes, profissionais da saúde, a nossa equipe estadual toda aqui bastante envolvida. Então, nós abraçamos a causa por entender que é não só um serviço médico descentralizado para uma região do Brasil, Piauí, Ceará e Maranhão, mas é também a humanização para quem recebe esse atendimento mais humano agora, por isso eu comemoro", disse o governador Wellington Dias”.
O Piauí contava apenas com uma Unidade Pública de Tratamento, o Hospital São Marcos, e agora novas unidades serão implantadas no estado, descentralizando os serviços e amenizando o sofrimento dos pacientes que aguardam pelo tratamento nas filas do Serviço Único de Saúde.
“Podemos considerar que é o primeiro serviço de alta complexidade que nós temos implantados hoje no interior do estado, ainda mais tratando da oncologia que é uma das doenças que causam grandes filas de esperas no Sistema Único de Saúde do estado e por contar, até ontem, com apenas um serviço atendendo ao Piauí, hoje temos a oportunidade de ter esse serviço ampliado”, explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
O ex-ministro da Saúde, deputado federal Marcelo Castro, falou sobre a satisfação em poder ajudar o estado com esse benefício. "Estou muito feliz de ter tido essa oportunidade de poder ajudar o meu estado, imagine um estado da dimensão do Piauí e apenas um único lugar para fazer tratamento de câncer, que era o São Marcos em Teresina? Então, hoje estamos aqui inaugurando uma Unidade de Câncer, o Unacon e daqui a pouco estaremos inaugurando outra unidade em Teresina, o Unacon do Hospital Universitário, e vamos fazer isso em Oeiras e Picos, para descentralizar as ações de saúde do estado. Essa ação estava tramitando no Ministério da Saúde desde 2010, e eu cheguei imediatamente e liberei. Então, aqui para Parnaíba, além de tratamento de câncer, nós credenciamos e habilitamos uma UTI e habilitamos, também, uma Rede de Urgência e Emergência", destacou o parlamentar.
Somente no período entre os anos de 2008 e 2013, foram notificadas mais de sete mil ocorrências da doença em pacientes residentes no estado, 37% dos tratamentos sendo realizados no Hospital São Marcos. Para a dona de casa Maria Queiroz, a implantação desse serviço no município de Parnaíba vai melhorar significativamente a vida da sua mãe, a aposentada Maria Francisca Queiroz, recém curada de um câncer e que não precisará realizar o acompanhamento na capital.
“Minha mãe está fazendo um acompanhamento e agora, com esse tratamento aqui, vai mudar para melhor. São apenas exames químicos e consta que ela está bem, já passou por quimioterapia, radioterapia e agora vai fazer aqui em Parnaíba o acompanhamento. Eu só tenho a agradecer ao governador, ao prefeito e a todas as autoridades que contribuíram com a implantação desse tratamento aqui na minha cidade”, comemora Maria Queiroz.
Os serviços serão ofertados, em Parnaíba, no Hospital Marques Barros, localizado no Centro de Parnaíba.