Publicada em 31 de Julho de 2012 �s 12h51
O governador Wilson Martins entregou na última segunda-feira (30), as instalações do Matadouro Público de Santo Inácio do Piauí, a 382 quilômetros da capital. Com um investimento que ultrapassa R$ 156 mil oriundos dos cofres estaduais, a obra contém sala de matança, banheiros, dois currais para bovinos e dois para caprinos e ovinos, além de triparia e espaço para administração. O matadouro terá capacidade para abater, pelo menos, dez animais por dia atendendo as condições exigidas pela Vigilância Sanitária.
“A entrega desta obra representa um avanço para a área da saúde, pois os animais que serão abrigados no matadouro serão fiscalizados por veterinários treinados, oferecendo uma carne de melhor qualidade para a população”, pondera Wilson Martins.
Segundo Inácio Batista, administrador do matadouro, antes da construção do espaço, os animais eram sacrificados em vários lugares diferentes, não havendo uma padronização quanto à realização dos procedimentos necessários para o tratamento dos animais.
“Aqui poderemos realizar todas as etapas de forma correta e com segurança, sendo que os animais vão ser comercializados no município e regiões vizinhas”, explica.
Instalação de energia elétrica e entrega de estradas vicinais
Além da entrega do matadouro público, o governador deu por inauguradas as instalações da energia elétrica nas seguintes localidades: Uruques, Tapera e Araçás.
Rubem Martins, secretário estadual do Desenvolvimento Rural, destaca que foram implantados mais de dez quilômetros de extensão de cabeamento para rede elétrica. Para tanto foram investidos R$ 140 mil, oriundos dos cofres estaduais.
O Governo do Estado, através da SDR, também foi responsável pela entrega de algumas estradas vicinais na zona rural de Santo Inácio do Piauí. Elas se localizam nos povoados de Araçás, Tapera, Melancias, Matroá, Mãe D’Água, Varjota, Estreito, Lagoas, Jurema, Malhada do Juazeiro, Passagem do Umbu, Barra dos Mororós e Cantinho Zona Rural.
“Essas estradas vicinais são resultado de uma parceria com a Prefeitura local, onde a SDR recuperou 100 quilômetros de vias, realizando a cessão de equipamentos como caçamba, trator para os trabalhadores, entre outros ”, afirma Rubem Martins.