O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), o presidente da Associação dos Aquicultores de Nazária, Elis Victor. A reunião tinha como objetivo firmar parcerias e estreitar os laços entre os piscicultores da região com o Governo do Piauí.
De acordo com Wellington Dias, o estado já oferece apoio para os 33 membros da associação. “Uma de nossas metas é trabalhar para desenvolver o setor da piscultura, com destaque para aquelas regiões que se destacam na produção no estado, como é o caso de Nazária; que se mantém hoje com uma referência na criação de tambaqui e tilápia”, destacou.
O governador relatou que entre as reivindicações dos associados estava a criação de um mercado público a fim de facilitar e organizar a venda dos peixes. “Em breve, o presidente da associação deverá apresentar um projeto que viabilize a compra do terreno e construção do mercado de peixe na cidade”, declarou.
Sobre a desburocratização de projetos referentes à área da piscicultura no Piauí, Wellington Dias falou que uma alteração já foi feita na legislação para facilitar o licenciamento de áreas voltadas para os aquicultores, mas também para os pequenos produtores rurais ligados ao setor irrigação, sendo que estes devem trabalhar com equipamentos de controle inteligente que possa diminuir o consumo de energia e com desconto de até 80% na conta de energia.
De acordo com o presidente da Associação dos Aquicultores de Nazária, Elis Vitor, embora o governo venha prestando apoio à associação com, por exemplo, a doação de 100 mil alevinos, a reunião teve como finalidade tratar sobre outras necessidades da associação. “A priori, discutimos sobre a inclusão dos nossos produtos no programa Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Solicitamos também uma máquina de gelo, outra de processamento, bem como um caminhão de médio porte, apropriado para frigorífico, para transportar nossos pescados e, consequentemente, dar maior celeridade durante o beneficiamento dos nossos pescados”, informou.
Sobre a Associação
A entidade de Nazária foi fundada no dia 3 de maio de 2013 com o objetivo de prestar assistência a todos os produtores de peixes da região. O presidente da associação informou que, atualmente, a entidade está regulamentada e produz, a cada ciclo, uma média 500 toneladas de tambaqui. “Estamos trabalhando para, não apenas diversificar nossos produtos com peixes de outras regiões do país, mas também para que eles possam estar entre os itens da merenda escolar da região”, finalizou.