Publicada em 31 de Julho de 2012 �s 09h50
O governador Wilson Martins realizou na última segunda-feira (30) o descerramento da placa inaugural da Ponte sobre o Rio Marçal, no município de Francisco Santos, a 355 quilômetros da capital. A obra foi executada pelo Departamento Estadual de Defesa Civil, o qual empregou um montante que ultrapassa o valor de R$ 5 milhões, oriundos dos cofres estaduais. A ponte foi construída em regime de estrutura mista, possui 80 metros de extensão e interliga os municípios de Francisco Santos a Santo Antônio.
“É com muita alegria que estamos entregando mais uma obra estruturante para o município. No entanto, muito mais que uma ponte, Francisco Santos necessita de estradas para escoar a produção. Daí o nosso projeto de interligação de todas as BRs importantes do Piauí, beneficiando toda a região Sul”, ressalta Wilson Martins, ao comentar sobre o desenvolvimento do projeto de interligação das vias estaduais, oferecendo melhores condições de tráfego para a população.
Segundo dona de casa Eilha Alves dos Santos, a construção da ponte mudou a realidade do local, visto que até bem pouco tempo, os habitantes do município precisavam percorrer até 14 quilômetros a mais para chegar à cidade vizinha de Santo Antônio de Lisboa. “Quando chovia, o rio transbordava e ficava impossível passar pelo local. Mas com a entrega da obra, o nosso deslocamento ficou facilitado, além de ser mais uma forma de desenvolvimento para a região”, relata.
A cidade de Francisco Santos é rica na produção de caju, castanha, farinha de mandioca e demais derivados da agricultura familiar. Com a interligação das rodovias estaduais, o escoamento desses produtos será facilitado, repercutindo diretamente no crescimento do volume de negócios entre o município e regiões vizinhas.
Além de entregar a ponte sobre o Rio Marçal, o governador autorizou ainda a ampliação de uma escola estadual para que o programa de ensino em tempo integral possa ser implantado. Wilson Martins também solicitou a retomada das obras do matadouro público da cidade, assim como a continuidade do programa Luz para Todos, levando melhores condições de vida para a população local.