Publicada em 17 de Março de 2013 �s 15h05
Os jovens do Norte do Piauí agora podem dar continuidade aos estudos com mais comodidade. É que o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), entregou, na última sexta-feira (15) e sábado (16), um polo e dois núcleos de Educação à Distância em Luzilândia, Matias Olímpio e Joaquim Pires.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Átila Lira, o investimento nas três obras é superior a um milhão de reais, com aquisição dos equipamentos para os laboratórios de informática e mobílias para as bibliotecas. "O polo e núcleos entregues estão aptos a cumprir a finalidade de capacitar as pessoas que desejam se qualificar, possibilitando a elas a formação em cursos superiores e profissionalizantes ali mesmo, no interior do Estado. Além disso, facilitará o processo de inclusão digital", destaca.
O governador Wilson Martins ressalta que o objetivo é oferecer condições educacionais e também de infraestrutura para o desenvolvimento da região. “Esses jovens agora têm facilidades para fazer um excelente ensino médio, cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação, sem gerar grandes despesas para as famílias com deslocamentos. A melhoria na educação vai refletir diretamente nos avanços de cada município”, enfatiza.
Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Durante visita ao município de Joaquim Pires, na última sexta-feira (15), o govenador e secretário da Seduc visitaram a Unidade Escolar José Mendes, que tem o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) implantado desde o ano passado. São 496 computadores para 486 alunos do ensino médio.
Segundo a diretora adjunta da escola, Livramento Lima, depois que o programa foi implantado, o desempenho dos alunos melhorou e, em 2012, a escola obteve cerca de 90% de aprovação. “Os alunos estão fazendo bom uso e se incluindo digitalmente, através de uma comunicação com o mundo. Ganham os estudantes, a escola e a comunidade”, finaliza.