Publicada em 24 de Janeiro de 2015 �s 16h13
Na solenidade, Wellington enfatizou a importância de anualmente lembrar a data e ressaltou que existe diferença entre a história que aprendemos na sala de aula e o que realmente aconteceu, pois não foi apenas Dom Pedro às margens do Ipiranga que declarou a Independência, houve também pessoas que lutaram não só com ideias, mas com armas e que derramaram sangue por isso.
“Tenho a convicção de que um povo que não tem orgulho do seu passado nunca terá firmeza de lidar com o presente e o futuro. Sem esses heróis, não seriamos essa pátria independente ou teríamos atrasado esse processo, por isso a participação do Piauí foi tão importante. É sempre um orgulho voltar aqui para homenagear os heróis do passado e também os heróis do presente que muito têm feito pelo nosso Estado e pela nossa gente nas diversas áreas”, declara.
A data 24 de janeiro marca os 192 anos da adesão do município, primeira capital do Piauí, ao movimento pela Independência que culminou na Batalha do Jenipapo, uma importante parte da história do Brasil, que mostra os ideais de liberdade e luta dos piauienses.
A proclamação da Independência do Brasil aconteceu em setembro de 1822. Porém, na então província do Piauí, os produtores de gado e a burguesia comercial ainda estavam ligados a Portugal. Enquanto Parnaíba (Norte) se declarava livre, o Sul do Estado permaneceu sob domínio dos colonizadores. A total adesão à independência aconteceu em janeiro de 1823.
O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, falou do orgulho de reviver esse momento histórico. “ Para os oeirenses e para todos os piauienses é um momento de exaltar o feito de Visconde da Parnaíba e também de homenagear pessoas das mais diversas áreas que buscam o fortalecimento e crescimento do estado”, disse.
Foram homenageadas com a entrega de insígnias e diplomas e receberam os graus de Cavaleiro, Oficial e Comendador: artistas, educadores, jornalistas, trabalhadores rurais, empresários, médicos, advogados e pessoas reconhecidas pela cultura popular.
Entre os agraciados estava a o Professor- Doutor em Comunicação, Orlando Berti, que recebeu o título de Comendador e falou que é uma injeção de ânimo. “Esse reconhecimento só nos dá mais força para continuar atuando nas pesquisas na área de comunicação, principalmente na área das rádios comunitárias no sertão piauiense” disse. Confira a lista de todos os agraciados:
Título de Cavaleiro:
Conceição de Maria de Jesus Cavalcante
Francisco Charles Vieira de Sá
Francisco das Chagas Moura Santos
Fracismário da Costa Vieira
Fredson Alves de Abreu
Geovanei Mota Brito
João Afonso Nunes da Cunha
José Ademir Sales Ferreira
Manoel dos Santos da Silva Vieira
Manoel Evangelista Caminha
Márcio José de Aquino
Mário Oliveira Pereira
Martim Davi de Araújo Soares
Moisés Marcius de Moura Andrade
Odair José do Nascimento
Ricardo Manoel Leal Barbosa
Silvia Maria Gomes de Araújo.
Título de Oficial:
Alexandre da Cruz Sousa
Antônio José dos Santos
Cícero Coêlho de Abreu Rocha
Dilamar Moreira Pinto
Edgar Castelo Branco
Francisco de Canindé Ferreira Júnior
Gilmar Rodrigues Fontes
José Arimatéia Carvalho Júnior
José Neto Gomes da Silva
José Santos Rêgo
Larissa Gonçalves Mendes de Carvalho do Rêgo Monteiro
Lourival de Carvalho Grangeiro
Luiz Evangelista de Sousa
Marcílio Pereira de Barros
Maria Eleonora Pereira Sá
Olavo Braz Barbosa Nunes Filho
Rodrigo Martins Albergaria da Silva
Rubens Ferreira Lopes
Teresa Gonçalves Mendes de Carvalho.
Título de Comendador:
Adriana Dorta Monteiro do Nascimento Júnior
Adriano Ursulino de Lucena
Albemerc Moura de Moraes
Carlos Lameck Valentim
Cledson José Queiroz Granja
Edvaldo Mendes Ribeiro Júnior
Fabrícia Barbosa de Oliveira
José Soares de Alencar Filho
Orlando Maurício de Carvalho Berti
Paulo Rubens Parente Rebouças
Rita de Cássia Neiva Santos Gama
Ronald de Moura e Silva e Zethe Viana Machado.