Publicada em 19 de Setembro de 2013 �s 14h58
O governador Wilson Martins entregou na manhã desta quinta-feira (19), no município de Valença, um total de 325 tablets educacionais para professores da rede pública de ensino. Os aparelhos foram entregues tanto para docentes que lecionam na cidade, quanto para os demais professores que atuam em outros 13 municípios da região. Os tablets fazem parte do Programa Educação Digital, implementado pelo Governo do Estado com o intuito de subsidiar o ensino de professores do ensino médio.
“Quem não estiver inserido no ambiente das novas tecnologias da informação, certamente não acompanhará o desenvolvimento que se estabelece no âmbito da educação, assim como em outras áreas. Daí a nossa preocupação de fazer chegar equipamentos como o tablet para professores da rede pública de ensino, pois assim eles poderão ficar antenados com o que há de mais moderno no ensino de suas disciplinas, levando aulas de melhor qualidade aos estudantes”, relata Wilson Martins.
Para o secretário de Governo Wilson Brandão, o município de Valença é um dos que apresentam melhores resultados na área educacional, devido à implementação de projetos que vêm levando desenvolvimento para a região. “Além de ações na área da Educação, também podemos enumerar várias ações nas áreas de infraestrutura, saúde, entre outros setores que são responsáveis por oferecer melhores expectativas de vida para os moradores da cidade e regiões vizinhas. Já entregamos Unidade Básica de Saúde, Base do Samu, reforma de escola, entre outras ações que são resultado de um esforço pessoal do governador Wilson Martins”, ressalta.
Raylan Arthur, professor de matemática do ensino médio da rede pública de Valença, foi um dos docentes contemplados com a entrega de tablets educacionais passando a integrar o rol de professores que utilizam as novas tecnologias para melhorar o sistema de ensino da rede pública estadual. “O equipamento vai ajudar muito no meu trabalho diário em sala de aula, pois vou poder me atualizar sobre qualquer assunto de forma rápida e eficiente”, afirma.
Outro professor beneficiado pelo programa foi Jean Cleiton, que leciona a disciplina de Química em escolas de Elesbão Veloso. Para ele, o tablet vai ser uma forma de atrair os alunos durante as aulas, visto que os aplicativos disponíveis no equipamento tornarão as aulas mais interativas e atualizadas. “Assim vamos poder falar a língua dos estudantes, pois poderemos nos atualizar em relação ao que há de mais moderno nos métodos de ensino-aprendizagem”, explica.
O tablet educacional chega ao professor com conteúdo pedagógico, livros e outras informações que irão ajudar na preparação do professor a fim de que ele possa desenvolver seu trabalho em sala de aula. No Piauí serão beneficiados 9.300 professores do Ensino Médio. Foram investidos mais de R$5,3 milhões para subsidiar professores e alunos de instrumentos que possam contribuir integrando a sala de aula com as tecnologias de comunicação e informação disponíveis na atualidade.