Publicada em 09 de Março de 2013 �s 09h38
O governador Wilson Martins entregou nesta sexta-feira (8), no município de Piripiri, mais dois módulos do programa de Policiamento Comunitário Ronda Cidadão, dando continuidade à meta da Polícia Militar de expansão do programa para as cidades com mais de 40 mil habitantes. Com a universalização do programa em Piripiri, a Polícia do município ganhou o reforço de 15 novos policiais treinados, bem como duas novas viaturas, equipamentos de segurança e comunicação, além da reforma e reestruturação do 12º Batalhão de Polícia Militar. Para tanto foram investidos mais de R$ 142 mil, oriundos do tesouro estadual.
“A universalização do Ronda Cidadão em Piripiri é mais um ganho que o Governo do Estado está proporcionando para a segurança pública da região. Com isso estamos antecipando metas, levando o programa de policiamento comunitário para as cidades com mais de 40 mil habitantes ainda no ano de 2013”, ressaltou Wilson Martins, ao comentar que já autorizou a compra de mais armamentos para a Polícia Militar, incluindo pistolas, metralhadoras, fuzis, além de fardamento novo. “Nos orgulhamos da nossa Polícia e para que ela trabalhe cada vez melhor, estamos investindo na aquisição de equipamentos de qualidade, bem como na melhoria dos rendimentos dos policiais e o aumento do efetivo dos batalhões”, acrescenta o governador.
Segundo o coronel Gerardo Rebelo, comandante geral da Polícia Militar, a PM tem avançado bastante, em especial nas cidades do interior. “Antes, o trabalho estava concentrado na capital, mas com a execução de programas como o Ronda Cidadão, o policiamento está sendo fortalecido nos demais municípios. Em cada unidade estamos tentando construir uma polícia diferente, que atua de forma conjunta com os demais órgãos de segurança”, argumenta Rebelo. De acordo com ele, as câmeras do Guardião Eletrônico também devem chegar em breve ao município, reforçando as atividades de policiamento estratégico na região.
Para o porteiro Mairan Gonçalves, a chegada do policiamento comunitário à cidade reforçou o sentimento de segurança entre os moradores. “É muito gratificante pra gente saber que temos um batalhão renovado bem pertinho. E para nós que moramos em frente ao Ronda, a sensação de segurança é ainda maior”, relata. Enquanto para o comerciante Gildivan de Sousa, a contentamento é ainda maior. “Como trabalho vendendo objetos eletrônicos fáceis de serem roubados, a instalação do Ronda Cidadão bem em frente a minha loja me deixa tranquilo para seguir com o meu trabalho de todos os dias”, afirma.
Com a implantação do Ronda Cidadão em Piripiri, mais de 60 mil pessoas serão assistidas pelos policiais. O Ronda Cidadão também é executado nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba, onde vem diminuindo os índices de criminalidade e contribuindo com a redução da violência.
Após a implantação do programa em Parnaíba, por exemplo, a criminalidade na região atendida pelos policiais reduziu 68,7%. Houve uma diminuição expressiva na quantidade de registros de homicídios e roubos, bem como contravenções mais comuns como a perturbação do sossego público e o uso indevido de carros de som.
Estiveram presentes durante a solenidade de implementação do programa de Policiamento Comunitário em Piripiri, o secretário estadual de Governo, Wilson Brandão e o secretário estadual de Educação, Átila Lira.