Publicada em 07 de Agosto de 2012 �s 14h57
O governador Wilson Martins empossou os novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codin-PI) nesta terça-feira (7), em solenidade no Palácio de Karnak. Durante a cerimônia, foi anunciado o envio da nova legislação fiscal do Estado para a Assembleia Legislativa do Piauí e a criação do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Fundipi).
O Codin é responsável pela normatização do setor industrial no Piauí e é integrado por: Warton Santos, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (presidente); Silvano Alencar, secretário estadual de Fazenda; César Fortes, secretário estadual de Planejamento; Rubem Martins, secretário estadual de Desenvolvimento Rural; Ezequias Costa, presidente da Associação Industrial do Piauí; Moraes Souza Filho, presidente da Federação das Indústrias do Piauí; Isaias Dantas, superintendente regional do Banco do Nordeste do Brasil; Antônio Neto, diretor-geral da Agência de Fomento do Piauí; e Francisco Macedo, presidente da Associação Piauiense de Municípios (prefeito de Bocaina).
Cabe ao Codin, entre outras atividades, formular a política industrial do Estado, aprovar concessões de regime especial concedido pela nova lei de incentivos fiscais do Piauí e avaliar o desempenho das empresas beneficiadas.
“A guerra fiscal foi importante para o desenvolvimento regional, mas ao longo do tempo houve problemas. No final do ano passado, uma ação judicial da Federação das Indústrias de São Paulo levou os estados a extinguirem suas legislações fiscais e foi o que nós fizemos também. Estamos agora com uma lei moderna”, comentou o governador Wilson Martins.
O presidente do Codin, Warton Santos, ressaltou que o Conselho já tem 26 processos a analisar: 13 de empresas que se propõem a se instalar no interior do Piauí e 13 em Teresina. “O Conselho norteará a política industrial do Piauí. Com a nova legislação, mais atual e mais atrativa aos empreendedores, prevendo não só deduções fiscais, mas também implantando o Fundipi, vamos poder trabalhar com mais consistência”, argumentou.
Fundipi
Os recursos do Fundipi, alocados pelo poder público estadual e pela iniciativa privada, poderão ser utilizados em ações que contribuam para o desenvolvimento do setor industrial, como obras de reforço energético e aquisição de terrenos em polos industriais.