O governador Wellington Dias foi homenageado, nesta quarta-feira (10), durante a realização da XXII Marchas dos Prefeitos, sediada em Brasília, com a honraria Troféu Carnaúba, instituída pelo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), e grão mestre da Ordem do Mérito Municipalista Piauiense, Jonas Moura. Além do chefe do executivo piauiense, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também recebeu a condecoração.
Segundo o presidente da APPM, o desejo de homenagear Dias é antigo e motivado pelo seu papel como líder político do estado. “Nós já tínhamos vontade de homenagear o governador Wellington Dias pela capacidade de liderança que ele tem. Não atoa foi eleito pela quarta vez para o cargo de governador do Piauí e tem dado todo suporte possível aos municípios em meio ao cenário político e econômico que vivemos”, reflete.
Para o governador, esse reconhecimento traz mais responsabilidades. “Fiquei muito feliz com essa homenagem e ela só aumenta a minha responsabilidade com os municípios do estado. Vamos juntos construir um Piauí mais forte”, diz.
O Troféu Carnaúba foi criado especialmente para essa ocasião. Ele traz no nome um símbolo do estado e que representa a resistência e resiliência. Filho de piauiense e natural do município de Corrente, onde viveu até os 16 anos de idade, o governador Ibaneis Rocha também foi lembrado com a honraria.
Governador dialoga com prefeitos durante Marcha em Brasília
O chefe do executivo estadual aproveitou a visita à XXII Marcha dos Prefeitos para debater temas de interesse comuns com as principais lideranças presentes ao evento. Aqui, nós, governadores, estamos juntos com os municípios. A necessidade do município, que tá lá em baixo, tratando de cuidar da população na saúde, educação e em todas as áreas, também é uma preocupação nossa. Garantir as condições de mais recursos e de um tratamento mais adequado da União e dos estados também é um dever de todos os líderes estaduais, frisa.
A XXII Marcha dos Prefeitos é um evento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne municipalistas de todo o Brasil. O objetivo é promover o diálogo em torno da construção de um pacto federativo que permita estados e municípios enfrentarem, com eficiência, a necessidade de ofertar para a população brasileira mais e melhores serviços públicos, garantindo avanços no desenvolvimento social e econômico do país.
Autoria: Pablo Cavalcante