Publicada em 29 de Novembro de 2012 �s 09h57
O governador Wilson Martins, juntamente com representantes da bancada Federal do Piauí, estiveram reunidos, na tarde dessa quarta-feira (28), com a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, para tratar sobre a liberação de verbas oriundas de emendas parlamentares. Na oportunidade, Martins aproveitou para listar algumas obras que são prioridade para o Governo do Estado, em especial a conclusão das barragens dos Milagres e Tinguis, que amenizarão os efeitos da seca na região.
“Estamos trabalhando para que nenhuma obra fique parada, mas, para isso, precisamos da complementação de verbas da bancada. Um exemplo disso é a barragem de Tinguis, que já possui 60% das obras concluídas e atualmente encontra-se parada”, ressalta Wilson Martins ao comentar sobre os efeitos negativos da estiagem no Estado, bem como o impacto que a conclusão dessas obras estruturantes irão trazer para a população que é afetada pela seca.
Ideli Salvatti aproveitou para reafirmar o compromisso da Presidência da República com os estados nordestinos, aconselhando os representantes da bancada do Piauí para que estes viabilizem a inclusão das obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O PAC é o melhor caminho para a concretização dessas obras, sendo que as ações na área da Saúde e da Educação sempre encontram grande apelo junto ao Governo Federal”, relata a ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais.
Durante o encontro, os representantes da bancada federal entregaram para a ministra um comparativo das emendas de bancada liberadas para todos os Estados da federação, demonstrando que o Nordeste consta em desvantagem em relação a outras regiões. No ano de 2011, por exemplo, apenas 5% das emendas da bancada foi empenhado em favor do Piauí, enquanto a média nacional foi de 15%. “Queremos elevar esse valor, contemplando um maior número de obras”, defendeu o deputado federal Júlio César.
Estiveram presentes na reunião os senadores Welington Dias e João Vicente Claudino, o secretário estadual da Educação, Átila Lira, o secretário estadual de Governo, Wilson Brandão, bem como os deputados federais Júlio César, Osmar Júnior e Jesus Rodrigues. Confira a lista das obras prioritárias que devem ser contempladas pelas verbas oriundas de emendas da Bancada Federal do Piauí:
*Construção da Barragem dos Milagres, em Santa Cruz dos Milagres
*Barragem de Tinguis, que já está com 60% das obras concluídas
*Estruturação de unidades de atenção especializada em saúde - Construção do Complexo Materno Infantil de Teresina
*Construção do trecho rodoviário, divisa Piauí/Bahia, entroncamento BR-135 e BR-235 (Bom Jesus)
*Implantação e modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer - Construção da Vila Olímpica de Parnaíba
*Construção do Centro de Pesquisa da Fiocruz em Teresina
*Construção do trecho rodoviário - Gilbués/Santa Filomena na BR-235
*Custeio do transporte escolar