Reunião com os Gestores dos Órgãos: SESAPI, SASC
O governador Wilson Martins definiu “metas grandiosas” para os órgãos da dimensão Social II, durante reunião de monitoramento de metas para o segundo semestre de 2011 nesta segunda-feira (29). As “metas grandiosas” referem-se à inauguração de obras e execução de projetos no mês de outubro, em comemoração ao Dia do Piauí (19 de outubro).
“Vamos antecipar algumas metas que seriam mais para o final do semestre para que possamos entregar para a população, como presente pelo Dia do Piauí, uma série de obras e ações importantes no mês de outubro em Teresina e no interior”, afirmou o governador Wilson Martins no início da reunião.
Dentre as “metas grandiosas” para as pastas da dimensão Social II estão o início das obras do Centro Materno-infantil e Adolescente do Piauí (autorizado na última sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff durante audiência com o governador, em Brasília), da Secretaria Estadual de Saúde, e a entrega da nova sede do Centro de Internação Provisória, da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania.
Outras metas da Sesapi são instalação do Sistema de Regulação, modernização da gestão, revisão dos Planos de Pactuação Integrada, repactuação dos contratos de municipalização da saúde, ampliar a resolubilidade da atenção primária e consolidação das ações da Vigilância Sanitária.
Já as demais metas da SASC são desenvolvimento de ações de gestão do Sistema Único de Assistência Social, ações de direito e promoção de cidadania, construção, reforma e aparelhagem de unidades de assistência social, ações de inclusão produtiva, como o Caminhão da Cidadania Ativa.
Dentre as metas apresentadas pela Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo estão ampliar a capacidade dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em 30%, capacitar mais de 1.500 pessoas através do programa Marco Zero (mão de obra rural), capacitar 6 mil pessoas através do Planteq e 4.700 através do Projovem Urbano.
A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência tem como metas a realização de três Fóruns Regionais (o primeiro deles foi realizado em agosto, em Piracuruca), monitorar e avaliar as redes socioeducativa e de reabilitação física, realizar o II Encontro de Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e realizar em parceria com a Setre, seminário sobre empregabilidade.
As metas apresentadas pela Coordenadoria Estadual de Juventude são: incentivar a criação de conselhos municipais de Juventude, realizar o I Festival de Arte e Cultura da Juventude em dezembro, desenvolver ações de enfrentamento a drogas, violência e sexualidade, realização da 2ª Conferência Estadual da Juventude, do 2º Seminário Estadual de Políticas Públicas para a Juventude (em Parnaíba) e da Caravana da Juventude em Picos (envolvendo esporte, cultura e cidadania).