Publicada em 04 de Abril de 2016 �s 15h26
O governador Wellington Dias se reuniu na manhã desta segunda-feira (4), com membros da Defensora Pública da União (DPU). O encontro, realizado no Karnak, teve como finalidade estreitar os laços entre a Defensoria com o Estado e também pedir apoio para ampliacão da estrutura do órgão dentro do Piauí,com destaque para as regiões do Interior.
De acordo com o governador, o objetivo do encontro é ajudar a DPU, não apenas para melhorar os trabalhos dessa instituição dentro do estado, mas também trabalhar para que ela possa prestar serviços com mais qualidade e rapidez àquelas pessoas de baixa renda, com deficiência ou outras restrições sociais no que diz respeito ao acessar uma assistência adequada ligada à DPU, que é o benéfico da prestação continuada. “Acertamos que um termo de cooperação deverá ser feito, onde a defensoria trabalhará juntamente como as secretarias de assistência social e de saúde”.
Segundo a defensora chefe da união, Tarcijany Linhares, o objetivo principal da reunião foi estreitar as relações institucionais da DPU com o governo do Piauí para levar uma assistência para o estado do Piauí , inclusive, com parcerias com os setores da saúde e assistência social.
Tarcijany relatou que atualmente a Defensoria da União conta apenas como oito defensores no estado e que para prestar uma assistência de qualidade, incluindo as regiões do interior, será preciso apoio do governo em relação a uma maior estrutura do órgão dentre do Piauí.
Um dos defensores que também esteve na reunião, Benoni Moreira, a atuação conjunta entre as assessorias pública da União com a da administração estadual será necessária para a conclusão de projetos nas áreas de saúde e assistência social. “Após a reunião, acertamos com o governador que iremos viabilizar um termo de cooperação técnica entre o governo estadual e a DPU, com intuito de ampliar a estrutura dessa entidade, sendo que, em contrapartida, a Defensoria atuará diretamente nos projetos desenvolvidos pelo governo estadual”, finalizou Moreira.