Publicada em 26 de Março de 2015 �s 10h53
O governador Wellington Dias se reuniu, nessa quarta-feira (25), com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar sobre uma pactuação técnica para que o Governo Federal possa participar dos investimentos que estão sendo realizados na BR 343 e BR 316. De acordo com Wellington Dias, a BR 343 está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que facilita o processo de investimentos para o Estado.
“Na agenda com o ministro dos Transportes, nós tratamos de toda uma pactuação técnica para que a presidenta Dilma possa tomar uma decisão segura sobre a participação da União nos investimentos da BR 343, da saída da Ladeira do Uruguai em Teresina, que vai em direção a Altos, e a outra na BR 316, na saída para o Sul do Brasil. Na verdade foi lembrado que a BR 343 já se encontra no PAC, então há uma facilidade maior para uma tomada de decisão da presidenta”.
O governador afirmou ainda que os recursos a serem investidos na BR 316, que possui uma parte urbana, podem ser divididos entre a União e o Estado do Piauí.
“Já, a 316 tem uma parte que é urbana, mas nós manifestamos que essa, o Estado pode fazer com os recursos do Estado, a partir do contrato de empréstimo atual, sendo que a parte seguinte nós teríamos a regra normal, 90% da União e 10% da parte do Estado, junto com a parte da obra 343”.
Wellington Dias falou sobre a importância dessas obras para o Estado, destacando que nos próximos dias terá uma reunião com a presidente Dilma, onde tratará de assuntos específicos do Piauí.
“É uma obra importantíssima para Teresina, para o Piauí, para essa região. Junto com o Rodoanel, que tivemos agora duas vitórias importantes, uma foi a solução com uma ação judicial e outra o entendimento com o Incra e as comunidades. Esses entendimentos permitiram a retomada dessas obras, e agora estamos apenas aguardando a liberação de recursos do Banco do Brasil para retomar essas obras. É previsto para os próximos dias uma nova agenda do Piauí com a presidenta Dilma, específica sobre o Piauí, onde estarei tratando sobre temas vinculados à educação, energia, infraestrutura e essa área de regularização fundiária. Já temos uma agenda em andamento na área da segurança, da saúde e de recursos hídricos”.