Publicada em 13 de Junho de 2016 �s 14h55
Nesta terça-feira (12), a partir das 8h30, no auditório da Fiepi, o governador Welington Dias assina os decretos oficializando a criação de onze câmaras setoriais no Piauí. A expectativa é de que 200 pessoas, representantes do setor público e privado ligados ao setor, participem da solenidade.
Segundo a diretora do Departamento de Ação Comunitária (DAC), Liz Meireles, a criação das câmaras é uma estratégia iniciada em 2005. “Nós da SDR já constituímos este ano cinco câmaras: agronegócio; leite e derivados; suinocultura; fruticultura e avicultura. Das onze, apenas duas não são ligadas ao setor produtivo: a de Tecnologia da Informação e a do turismo”, explica.
Liz acrescenta que a SDR tem representantes nas Câmaras, mas estas também representam o elo entre o governo do estado, a iniciativa privada e a sociedade civil. Quem preside as câmaras é o setor privado, mas todos definem as ações para o fortalecimento do setor.
O secretário Francisco Limma disse que a SDR foi provocada para criar este espaço e formalizar o processo junto ao governo. “A iniciativa atende a um projeto do governador Wellington Dias, a uma demanda do setor público e privado ligado a grupos específicos que procuram a secretaria em busca de um espaço de discussão e de encaminhamento de ações que irão contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.
A programação conta com apresentação de experiências de sucesso com a criação de câmaras no estado do Ceará,degustação de produtos das Câmaras Setoriais e apresentação do programa de desenvolvimento do Piauí 2050.