Publicada em 05 de Junho de 2015 �s 12h30
Na solenidade de abertura do Festival de Inverno de Pedro II do ano de 2015, o governador Wellington Dias e a prefeita do município, Neuma Café, assinaram convênios do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal para a realização de cursos e oficinas que irão fomentar atividades culturais para os artistas locais. Serão oficinas de artesanato, música, teatro e outras atividades.
A solenidade foi realizada na noite da quinta-feira (04), na Praça Domingos Mourão, local que vai receber as apresentações de músicos locais e regionais durante os quatro dias de festa, e contou com a presença de deputados estaduais, secretários de Estado e vereadores do município de Pedro II.
O convênio com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) também contempla o município com a cessão de duas salas do Memorial Tertuliano Brandão para acomodar a estrutura da Casa da Cultura de Pedro II.
"As oficinas vão qualificar e fomentar a cultura local nos dando condições de melhorar a cultura, aprimorar todo o potencial que essa cidade tem. Essas oficinas vem para fortalecer cada vez mais o dom que essa cidade tem para artes plásticas, para poesia, teatro, e a musica, que é muito importante", disse a prefeita Neuma Café.
Bandas locais abrem programação
Como já virou tradição no Festival, o Palco Gritador reúne todos os anos nomes locais e regionais da música piauiense. Na abertura desse ano, músicos locais como Damarka Moura e Frank Sabá deram o pontapé na série de bandas que ainda se apresentaram como Xico Barroso e Fullreggae.