O governador Wilson Martins reuniu-se com deputados estaduais em exercício e licenciados, nesta terça-feira (3), no Palácio de Karnak, para pedir celeridade na votação da Mensagem Governamental que estipula o reajuste salarial dos professores da rede pública estadual. Além do pagamento do piso aos professores com Magistério, a proposta prevê aumento linear em torno de 6% para as demais classes da categoria, respeitando, assim, o Plano de Cargos e Salários dos professores.
Segundo a proposta enviada à Assembleia Legislativa, professores com magistério, incluídos nas classes A e B, receberão reajuste de 22%, retroativo a janeiro de 2012, passando a receber o novo piso nacional do Magistério (R$ 1.451,00). Os profissionais da classe SL1 até o final da carreira receberão aumento, de acordo com a inflação, no mês de maio (data base da categoria).
“Essa proposta pode não ser a ideal, mas é uma proposta digna, justa e responsável”, disse o governador Wilson Martins, ressaltando que a mensagem propõe reajustes que atendem às reivindicações dos professores e respeitam o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (que determina em 46,55% da Receita Corrente Líquida o valor máximo que os estados podem gastar com folha de pagamento).
“Precisamos regularizar e assegurar a normalidade do ano letivo. Nossa proposta é a única do Brasil que não incorpora a Regência (gratificação) ao subsídio. Todos os estados fizeram isso integral ou parcialmente”, argumentou Wilson Martins. “Nossa preocupação maior é encerrar logo a greve em função do prejuízo para os alunos, para evitarmos queda de rendimento”, acrescentou.
O secretário estadual de Educação, Átila Lira, destacou que a greve deve fazer com que o ano letivo de 2012 só termine no mês de janeiro de 2013. “Conseguimos avançar em relação à primeira proposta feita à categoria e acreditamos que os deputados puderam perceber o empenho do Governo do Estado para solucionar essa questão e que essa é uma saída viável”, disse o secretário.
Durante a reunião, o governador Wilson Martins destacou ainda que, além da breve votação do projeto, deseja que seja mantido o diálogo aberto com a categoria dos professores estaduais e que novas conquistas sejam possíveis.
Participaram da reunião os deputados Themístocles Filho, Juraci Leite, Ismar Marques, Flávio Nogueira, Kleber Eulálio, Tadeu Maia Filho, Antônio Uchoa, Pastor Gessivaldo, João de Deus, Flora Isabel, Ana Paula, Fernando Monteiro, Gustavo Neiva, Antonio Felix, Evaldo Gomes, Mauro Tapety, Odival Andrade, Edson Ferreira, Juliana Moraes Souza e Margarete Coelho. Também estiveram presentes o vice-governador Zé Filho e os deputados licenciados Wilson Brandão (secretário estadual de Governo), Merlong Solano (secretário estadual de Cidades), João Madison (Ouvidor Geral do Estado), Warton Santos (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnologico), Ubiraci Carvalho (secretário estadual de Defesa Civil).