Publicada em 21 de Julho de 2015 �s 12h25
O governador Wellington Dias anunciou, na segunda-feira (20), no Palácio de Karnak, medidas estratégicas para a atração de mais investimentos, nacionais e estrangeiros, para a ZPE Parnaíba, além de ações para ampliar a competitividade e providências dentro do cronograma de implantação já estabelecido. As medidas foram anunciadas em audiência com o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; o diretor administrativo da ZPE, Carlos Alberto Teles, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Gustavo Saboia, representando o Ministro Armando Monteiro.
Gustavo Saboia elogiou a condução do processo de implantação da ZPE, que já tem a sua primeira indústria se instalando, e explicou para o governador a funcionalidade do Plano Nacional de Exportação (PNE), lançado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 24 de junho, fazendo indicações de como a ZPE Parnaíba poderá participar dessa nova política de estímulo ao comércio com o exterior, trazendo diferenciais competitivos às indústrias que integrarem o condomínio.
Dentro dessas novas possibilidades, Wellington Dias tratou com o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, e o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, da realização, em breve, de rodadas de negócios com investidores dos segmentos integrantes do perfil da ZPE Parnaíba relativos à cera da carnaúba, à fruticultura orgânica, pedras preciosas como a opala e produtos feitos a partir do couro. A principal preocupação apresentada pelo governador foi no sentido de fazer com que o Piauí avance no setor da manufatura, em vez de apenas exportar as suas matérias primas.
Também foi solicitado pelo governador, ao Ministério do Desenvolvimento, através do seu representante na reunião, que continuem apoiando o processo de alfandegamento. Wellington Dias informou a Gustavo Saboia que todas as providências para atender às exigências técnicas da Receita Federal estão sendo adotadas, devendo ser executadas dentro dos próximos dias.
“A ZPE é importante para colocar Parnaíba novamente na indústria e o Piauí de uma forma mais participativa nas exportações”, ressaltou o prefeito Florentino após a audiência com o governador.
O presidente da ZPE considerou relevante os encaminhamentos do governador Wellington Dias para a execução do projeto da Zona, que já tem a sua primeira indústria instalada. Ele recebeu autorização para levar adiante as providências de elaboração e implantação do Plano Diretor da ZPE, que ordenará a ocupação e utilização dos espaços, após o seu alfandegamento.
O governador Wellington Dias também anunciou outra importante medida para ampliar a competitividade da ZPE Parnaíba diante do mercado nacional e internacional. “Eu vou encaminhar à Assembleia Legislativa, em agosto, um projeto de Lei para desonerar o ICMS da energia dentro da ZPE, somando-se às outras isenções existentes”, disse.