Publicada em 25 de Junho de 2015 �s 12h53
O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quinta-feira (25), da solenidade em comemoração aos 180 anos da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O evento, realizado no Quartel do Comando General da PM, homenageou pessoas e instituições que contribuíram para a construção da história da corporação com a entrega de medalhas do Mérito Policial.
A solenidade também contou com a promoção de 103 militares, formatura de praças e entrega de equipamentos de comunicação. Na oportunidade, o governador anunciou que o Piauí será incluído no Programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal, que visa aumentar a segurança pública nos estados.
“Adianto aqui que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, virá ao Piauí para o lançamento do programa no estado. A presidenta Dilma também garantiu que virá ao estado para visitar obras federais”, informou o governador.
Wellington Dias revelou que conseguiu, junto ao Governo Federal, a liberação de mais vagas para o Pronatec e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo ensino médio e profissionalizante no modelo da escola integral. O governador destacou ainda que serão feitos mais investimentos em regularização fundiária, para garantir a propriedade da terra com segurança aos pequenos, médios e grandes produtores.
Dias explicou que está trabalhando para vencer as dificuldades do início da gestão e honrar compromissos dos governos anteriores. “Vamos convocar os concursados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras categorias, de acordo com o surgimento de necessidades e dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal”, comenta.
Convênios
Durante a solenidade, o governador assinou um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito e a PM para intensificar a fiscalização de trânsito no interior e autorizou o credenciamento do Hospital Dirceu Arcoverde, o Hospital da Polícia Militar (HPM), ao Iapep-Saúde e ao Plamta.
Equipamentos
Na oportunidade, foram entregues ao Comando de Policiamento da capital 180 celulares com tecnologia que suportam comunicação de voz, dados e internet banda larga, que serão utilizados para melhorar a comunicação entre viaturas por meio do sistema de Rádio Patrulhamento.
Também foram entregues 240 rádios digitais, que farão parte do sistema de rádio comunicação de proteção pública, a serem utilizados em toda a capital, atuando em situações de emergência, proteção da vida, da propriedade privada e do ambiente. Os equipamentos proporcionarão maior capacidade de comunicação entre os órgãos como Corpo de Bombeiros, Strans, Samu e outros.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, a Polícia Militar do Piauí possui 21 Batalhões Operacionais, 6 companhias independentes e unidades que trabalham 24 horas em favor da sociedade, fazendo cumprir as leis e preservando a ordem pública. “A Polícia Militar do Piauí é a guardiã da sociedade piauiense ontem, hoje e sempre”, conclui o coronel.