Publicada em 01 de Abril de 2014 �s 11h31
A partir deste mês, o sistema de saúde público do estado do Piauí oferecerá para a população mais um serviço de qualidade. Trata-se do procedimento de cirurgia bariátrica, que será realizado no Hospital Getúlio Vargas, o governador Wilson Martins visitará o hospital, nesta quarta-feira (2), para inaugurar oficialmente o serviço.
Esta cirurgia estará disponível para pessoas consideradas obesas mórbidas, ou seja, que possuam o Índice de Massa Corporal (IMC), maior ou igual a 35. O diretor-geral do HGV, Carlos Iglezias, explica que o paciente que deseja realizar a cirurgia, deve primeiramente se dirigir ao ambulatório do hospital para marcar uma consulta com um endocrinologista. Lá, o médico irá analisar o paciente e solicitar alguns exames para depois constatar se este paciente está apto a fazer a cirurgia.
“Este serviço será fundamental para resolver o problema de pessoas que sofrem com obesidade mórbida no estado. Antes, este paciente tinha que fazer a cirurgia particular ou se dirigir para outro estado, pois aqui no Piauí, pelo sistema público não era possível. A cirurgia resolverá não só problemas clínicos destes pacientes, como também psicológicos, pois o paciente nessas condições enfrenta dificuldades de relacionamento, de arrumar um emprego e de autoestima, sem contar que a pessoa considerada obesa mórbida é bastante cara para o sistema público de saúde, pois geralmente ela é portadora de inúmeras doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos entre outros”, explica o diretor Carlos Iglezias.
Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa
Além do anúncio de um novo serviço disponibilizado pelo HGV, Wilson Martins inaugurará também, nesta quarta-feira (2), o novo Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Com um espaço totalmente reformado, o grande diferencial do novo Banco de Leite é que agora ele atende a todos os quesitos da legislação deste serviço, além de um espaço mais confortável e moderno, provido de novos equipamentos que auxiliarão na coleta e armazenamento de material cedido pelas lactantes doadoras.
A coordenadora do Banco de Leite da Maternidade, Vanessa Paz, comemora as aquisições de novo espaço, “sem dúvidas, com essas melhorias, nós vamos oferecer um serviço com mais qualidade, e com a segurança de estar dentro dos parâmetros que a legislação brasileira exige, todos ganham, tanto os profissionais que atuam no setor, quanto às mães que doam o leite e os bebês que recebem o produto”, pontua.
Laboratório
Ainda nesta quarta-feira, Wilson Martins fará uma visita ao Hospital Natan Portela. Na ocasião, ele inaugurará o Laboratório de Análises Clínicas Dr. Fernando Correira Lima.