Publicada em 07 de Setembro de 2013 �s 09h28
O governador Wilson Martins abriu neste sábado o Desfile de 7 Setembro, na Avenida Marechal Castelo Branco, com o hasteamento de bandeira e a execução do Hino Nacional Brasileiro com a Banda Sinfônica da Polícia Militar.
O desfile, que levou cerca de 40 mil pessoas à avenida, contou com a participação de escolas, desfiles de grupos de escoteiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro. No local, cerca de 257 policiais faziam a segurança, que contou ainda com supervisionamento da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.
Durante o desfile, Wilson destacou que essa é uma data importante para o Brasil, pois representa o civismo e o patriotismo. "Fico feliz em prestigiar o desfile e contemplar a presença de tantas famílias que se dedicam, a cada dia, na construção e no desenvolvimento do Piauí e neste dia 7 de Setembro, estão aqui para celebrar a democracia", disse.
O desfile contou com a participação do Grupamento Alfa com a presença da Banda Som da Vida, SEID / Ecoterapia, Pelotão Mirim da Cavalaria, Pelotão Mirim - BPRONE, Pelotão Mirim – Irmã Dulce, Maçonaria, Ordem Demolay, Banda Ritmo Musical, GAV e Liga Nacional.
Depois entraram na avenida o 2º Grupamento – Bravo com o Colégio Teresina, Escoteiros Regional, que levou para o desfile a cultura piauiense com o Boi e destacou ainda a campanha vitoriosa do Piauí para se tornar área livre da Aftosa. O grupamento contou ainda com o Colégio Bandeirantes.
O 3º Grupamento – Charlie contou com o Liceu Piauiense, Benjamin Batista, José Candido, Solange Viana, Fanfarra Milton Aguiar, Gov.Freitas Neto, José Amável e 21ª Regional.
O 4º Grupamento – Delta desfilou com a Banda 16 de Agosto, Escola Municipal Cristina Evangelista, Escola Municipal Dep Antonio Gayoso, Banda Maestro Duda, Escola Municipal Machado de Assis.
O 5º Grupamento – Eco desfilou com o Exército Brasileiro (2º BEC, 25 BC, 26ª CSM), Polícia Militar do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
6º Grupamento – Fox (Desfile Motorizado) foi para a avenida com o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Polícia Civil do Piauí e EIPMONT/PMPI.
As arquibancadas montadas na avenida ficaram lotadas e dona Isabel de Maria, 42 anos, veio do Mocambinho para conferir o tradicional desfile. "Antes vinha para avenida para desfilar pela Escola Técnica. Hoje venho prestigiar, acompanhada de filhos, neto e marido. É belo e também demonstra o patriotismo", afirmou.