
Criminosos estão utilizando o nome da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para aplicar golpes. Segundo a instituição, os golpistas enviam boletos falsos para pagamento de multas e comunicados falsos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com a PRF, as mensagens falsas chegam por e-mail, SMS e pelo WhatsApp das vítimas, contendo links falsos do Nada Consta da PRF junto a informações pessoais, como nome completo da vítima, número da CNH e valor da multa.
Ao fazer o pagamento, a vítima usa o código de barras contido no boleto falso, que direciona o pagamento para contas bancárias controladas pelos criminosos.
Orientações
A PRF alertou que não envia boletos por SMS ou quaisquer meios na internet. As notificações de multas são enviadas pelos Correios, para o endereço cadastrado no Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Além disso, para se proteger contra golpes, a PRF orienta:
Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou dados bancários.
Não clique em links ou abra anexos de e-mails suspeitos.
Verifique a autenticidade dos boletos e comunicados antes de efetuar qualquer pagamento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a PRF.
Caso receba alguma notificação suspeita, os policiais orientam a população a não realizar nenhum pagamento e entrar em contato com a instituição por meio do telefone 191 ou pelo site oficial da PRF.