A General Motors segue, em alta velocidade, um dos percursos mais críticos de sua trajetória: o aumento de carros da marca com defeito em todo mundo.
Em uma grande expansão de sua crise de segurança, a montadora anunciou hoje o recall de mais 8,4 milhões de veículos em todo o mundo. saiba mais Montadoras japonesas anunciam recall de quase 3 mi carros Hyundai convoca recall de 26,7 mil veículos ix35 GM faz recall de 238.360 carros por problemas no filtro de combustível LBR e Líder farão recall de leite longa vida Ford anuncia recall do Fusion por problemas nos bancos Leia mais sobre Recall
No total, 28 milhões de carros foram recolhidos por defeito pela GM apenas neste ano - mais do que os 22 milhões anunciados por todas as outras montadoras juntas no ano passado.
A montadora demorou dez anos para avisar os usuários e corrigir uma falha grave em vários de seus modelos, por receio da iniciativa custar mais do que o esperado.
Porém, o estrago está sendo muito maior. A empresa já contabilizou perdas de US$ 1,2 bilhão até agora, com a estimativa do valor subir bem mais com as indenizações.
Nesta segunda, o advogado Kenneth R. Feinberg, contratado pela GM para desenvolver um programa de compensação às vítimas, anunciou como a empresa pretende (financeiramente) reparar os danos causados.
Para começar, a montadora se dispõe a pagar US$ 1 milhão de indenização para a família de cada pessoa morta em consequência de um dos carros com defeito da companhia.
O valor terá ainda a adição de mais um cálculo do salário da vida perdida, bem como US$ 300.000 para o cônjuge e para cada dependente.
Ao determinar quem é elegível para pagamentos, Feinberg surgiu com critérios mais flexíveis do que as normas que a empresa usava antes. Agora, vítimas que estavam no banco traseiro, por exemplo, poderão ser indenizadas.
"Estamos assumindo a responsabilidade pelo que aconteceu, tratando-as com compaixão, decência e justiça. Para esse fim, nós estamos olhando para frente", disse Mary T. Barra, presidente da General Motors.
As reclamações podem ser apresentadas de 01 de agosto a 31 de dezembro. Os primeiros cheques serão pagos a partir de outubro.
O novo recall
Entre os veículos com defeito, a GM disse que estava ciente de sete acidentes, oito feridos e três mortes.
Os 8,2 milhões de carros recém-recolhidos têm defeitos de ignição e incluem os modelos da Cadillac CTS e SRX, e o Chevrolet Malibu, Monte Carlo e Impala, bem como o Oldsmobile Intrigue e Alero, e Pontiac Grand Am e Grand Prix.
Os anos variam entre os modelos de 1997 a 2014.
A montadora começou a anunciar os recalls em fevereiro, quando 2,6 milhões de carros Chevrolet Cobalto e outros carros pequenos teriam sido fabricados com defeito.
Até agora, estima-se que 13 mortes e 54 acidentes tenham sido causados por modelos com problemas.