A revitalização do Centro de Teresina é uma das prioridades da gestão do prefeito Doutor Pessoa. Por isso, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano do Centro (SDU/Centro) estão trabalhando em conjunto para agilizar as obras já iniciadas e elaborar novos projetos.
No sábado (23), o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira, e o superintendente da SDU/Centro, Roncalli Filho, acompanharam o prefeito Doutor Pessoa na vistoria das obras que já estão em andamento, como a galeria na Rua Coelho Rodrigues, o Museu da Imagem e do Som, e a reforma da Rua Climatizada e da Praça Rio Branco. Os investimentos giram em torno de R$ 25 milhões e são provenientes de recursos próprios da prefeitura e recursos federais.
Nesta semana, os gestores estão concentrando esforços para montar um comitê voltado para a elaboração dos novos projetos, de forma rápida e eficiente, que incluam as mais diversas áreas, como cultura, lazer, mobilidade urbana, acessibilidade, iluminação, comércio e etc.
“Temos várias ideias a serem implementadas. Estamos nos reunindo para alinhar entendimentos e concentrar, nesse grupo, pessoas que darão grandes contribuições. Precisamos pensar Teresina e esse pensar inclui também a iniciativa privada. Vamos buscar parcerias para colocar em prática um conjunto de projetos para que o Centro da cidade volte a ter vida. Vamos valorizar os pontos tradicionais, repaginá-los. E vamos também criar novos atrativos”, afirma o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.
O arquiteto da Prefeitura de Teresina, Júlio Medeiros, antecipa que alguns dos projetos a serem elaborados contemplam o rio Parnaíba. “As ações serão integradas com o rio. Um exemplo será a orla que pretendemos construir. Em vários lugares as pessoas param para contemplar o rio e aqui não temos isso hoje. Precisamos trabalhar para fortalecer a relação da nossa cidade com o rio”, pontua.
O superintendente da SDU/Centro, Roncalli Filho, ressalta que algumas das obras em andamento devem ficar prontas até o aniversário de Teresina, a exemplo do Museu da Imagem e do Som (MIS), orçado em R$ 5 milhões. “Formar uma comissão para tratar especificamente da revitalização do Centro é importante para termos mais objetividade e trabalharmos em conjunto com a Semduh, a Semplan e outros órgãos. Será um trabalho integrado”, destaca Roncalli.