Publicada em 13 de Novembro de 2013 �s 12h02
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) é uma das parceiras do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) na realização do XII Transporte e Cidadania. O evento acontece nesta quinta-feira (14), na Praça do Liceu, no horário de 7h às 13h.
Visa chamar a atenção em relação à responsabilidade social de promoção da melhoria da qualidade de vida dos participantes, colaboradores do setor de transporte e comunidade em geral, através da construção coletiva do exercício da cidadania, com atividades de saúde, educação, cultura, lazer, emissão de documentos, etc.
Na oportunidade, o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Piauí (Gefe-PI), sob a coordenação de João Carvalho/Sefaz, desenvolverá uma ação educativa de orientação sobre educação fiscal, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
As duas equipes dos dois órgãos vão distribuir a cartilha explicativa, produzida pela Sefaz, que demonstra como funciona o Programa de Educação Fiscal no Piauí. O material também representa um incentivo a mais para a população exercer a cidadania, oferecendo dicas importantes, como, por exemplo, exigir sempre o cupom ou nota fiscal e cobrar dos governantes a aplicação correta dos recursos públicos.
O Grupo de Contadores de História da Fundação Cultural também irá dramatizar a história que está na cartilha da Sefaz, A FelizCidade, que é uma adaptação produzida pelo técnico da Fazenda, Wilson das Chagas Silva, de Legávila, o Pai do Menino Maluquinho, do Ziraldo. A história fala de cidadania, ou seja, dos direitos e deveres que todo cidadão têm para construir uma cidade feliz, como o pagamento de imposto.
Também chama a atenção para que todos exijam cupom ou nota fiscal e ainda ressalta a importância da população fiscalizar a aplicação dos recursos públicos para que esse dinheiro seja usado no pagamento dos serviços públicos e das obras de interesse da população, como educação, saúde, lazer, segurança, etc.