Publicada em 05 de Março de 2015 �s 14h08
O secretário do Planejamento e presidente interino da Companhia de Gás do Piauí (Gaspisa), Antônio Neto, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (5), em assembleia extraordinária, com representantes da Termogás e Gaspetro, empresas que fazem parte do Conselho Administrativo da Gaspisa, com o objetivo de escolher os novos membros administrativos e os novos membros do Conselho Fiscal da empresa.
Os nomes indicados para tomar posse do Conselho Administrativo foram o de Antônio Rodrigues de Sousa Neto e Luis Coelho da Luz Filho, que vão substituir Sérgio Pereira de Farias e Nilton Ramos Camarço Filho. Foi escolhido ainda como membro do Conselho Fiscal, o secretário da Fazenda, Rafael Tajra Fonteles, tendo como suplente, Antônio Luiz Soares Santos, substituindo Karoline Dayane dos Santos Oliveira e Crusilene dos Santos.
De acordo com o secretario Antônio Neto, agora que o Conselho está formado, o próximo passo será a designação pelo Governo do Estado do novo presidente.
“A reunião hoje foi para a escolha do Conselho de Administração, estamos chamando de o início do processo de revitalização da Gaspisa, com a escolha do Conselho de Administração, com a presença da novidade do Conselho, o futuro secretário de Mineração. Tivemos aqui a Secretaria de Mineração representada, a secretaria do Planejamento representada, as empresas que fazem parte do Conselho, no caso da Gaspetro e Termogás, então, o objetivo é escolher esse Conselho, o Conselho vai escolher o novo diretor presidente, que é uma indicação do Governo do Estado. Vamos solicitar do Governo do Estado a designação do novo diretor presidente, para que ele assuma oficialmente e a partir daí eu deixo de ser o presidente interino, de responder pela presidência da Gaspisa e o novo presidente vai assumir.”
Durante a reunião, o Conselho Administrativo e o secretário Antônio Neto discutiram a necessidade de organizar um plano de ações para ser desenvolvido durante este ano de 2015. Segundo Antônio Neto, essa reunião foi importante por ser o primeiro passo para reestruturar a Gaspisa e desenvolver o estado do Piauí.
“Discutimos aqui a necessidade de se organizar um plano de trabalho, um plano de ações para 2015, para que o Piauí se prepare para instrumentalizar o estado no sentido de buscar e atender aos objetivos da Gaspisa, que é exatamente chegar a produzir ou a transportar gás para que o gás natural, que é um instrumento importante no processo de desenvolvimento industrial, possa ser muito bem utilizado. Então, eu diria que essa reunião é um aspecto importante, porque é o primeiro passo para reestruturar a Gaspisa."
Sobre a Empresa
A Gaspisa é uma sociedade de economia mista dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, autorizada pela Lei Estadual nº 5.192, de 25 de maio de 2001, com autonomia administrativa e financeira, que se regerá por seu Estatuto Social, pela Lei de Sociedades por Ações e suas atualizações, bem como pelas demais disposições legais que lhe forem aplicáveis.
A Companhia tem sede e foro em Teresina, capital do Estado do Piauí, com prazo de duração indeterminado e atuação em todo o seu território, podendo, sempre que o interesse social o exigir, abrir e instalar filiais, representações ou agências e depósitos, inclusive fora de sua área de atuação.
A Companhia tem por objeto social a exploração, com exclusividade, do serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo também explorar outras formas de distribuição de gás natural e manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos, de geração termelétrica ou quaisquer outras finalidades e usos possibilitados pelos avanços tecnológicos, em todo o território do Estado do Piauí.