O Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami. O furacão, de classificação 5, a mais alta existente, atingiu as Ilhas Ábaco – no norte das Bahamas – às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília). Ainda não há imagens locais.
Às 13h48 locais (14h48 no horário de Brasiília), o NHC anunciou que o olho do furacão estava sobre o arquipélago. Ainda segundo o órgão, o furacão segue na direção oeste e deve atingir a ilha Grande Bahama ainda neste domingo.
Nessas regiões, o nível das marés poderá ficar de 6 a 9 metros acima do normal. Com isso, além dos fortes ventos, as tempestades contarão também com "ondas grandes e destrutivas", segundo o NHC.
Nas redes sociais, o presidente americano Donald Trump pediu que o mundo "ore pelas pessoas das Bahamas".
Para o final da segunda (2) e o início da terça-feira (3), há a possibilidade de que o furacão chegue à Flórida.
De acordo com comunicado do órgão, a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/h e causar "uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas".
"Esta é uma situação com risco de vida. Os moradores do local devem se abrigar imediatamente. Não se aventure se eles passarem em sua localização", completou.
Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.
De acordo com o governo da Flórida, foram emitidas ordens de evacuação obrigatórias para as áreas costeiras dos municípios de Palm Beach, Martin, St. Lucie e Brevard. O Condado de St. Johns emitirá uma ordem de evacuação amanhã.
O governador DeSantis também determinou a suspensão de pedágios em algumas estradas.
Ele também dirigiu o Departamento de Transportes da Flórida (FDOT) para monitorar o fluxo de tráfego para determinar a abertura dos ombros nas principais rodovias. O Florida Highway Patrol (FHP) ajudará na direção do tráfego se os ombros forem abertos.
Outras localidades dos EUA também devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.
Entenda as categorias dos furacões
Meteorologistas usam uma escala para determinar a intensidade dos ventos de furacões (escala de Saffir Simpson), levando em conta também o dano material estimado. Veja abaixo:
Categoria 1: ventos de velocidade entre 119 e 153 km/h;
Categoria 2: ventos de velocidade entre 154 e 177 km/h;
Categoria 3: ventos de velocidade entre 178 e 208 km/h (a partir daqui, já é classificado como furacão "poderoso");
Categoria 4: ventos de velocidade entre 209 e 251 km/h (categoria do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017 e deixou mais de 4,6 mil mortos).
Categoria 5 (Dorian): ventos de velocidade a partir de 252 km/h.