Publicada em 07 de Dezembro de 2015 �s 14h57
Uma reunião para avaliar a realização dos Jogos Escolares da Juventude, ocorridos, recentemente, em Fortaleza e Londrina, foi realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, sob a tutela do COB - Comitê Olímpico do Brasil, com a presença de representantes de 25 Estados do Brasil. Do Piauí participaram o diretor de Esporte Escolar, da Fundação dos Esportes do Piauí, Jorge Geovane Rodrigues Dias e o coordenador geral dos jogos, Reginaldo Fonseca.
Entre os assuntos discutidos no encontro nacional, est;ão as alterações nos regulamentos geral e específicos da competição, previsão orçamentária, alteração do cadastro de encargos para sediar os próximos jogos e definição e parcerias com as federações escolares de cada Estado para 2016.
De acordo com Geovane Dias, devido ao sucesso das competições anteriores não haver mudanças significativas no regulamento geral, apenas mudanças pontuais e de datas. No regulamento específico, segue também sem muitas alterações, disse.
Em questionamentos feitos pelo COB, sobre a forma de realização dos Jogos Escolares nas Etapas Municipais e Estaduais, foi constatado que as realizações dos jogos ficam das seguintes formas nos Estados: 11 pelas Secretarias de Esportes ou Fundação; 7 pelas Secretarias de Educação; 7 pelas Secretarias de Educação e Esportes (meio a meio).
Para sediar os Jogos Escolares da Juventude de 2016, ainda não houve nenhuma formalização de Estado. Das 13 modalidades de competições, o Estado deve envolver não somente a Secretaria de Esportes, mas todos os órgãos do governo que são afins, como cultura, educação, lazer, turismos, etc. As etapas de 12 a 14 anos deverão ocorrer nos dias 20 e 29 de setembro e de 15 a 17 nos dias 10 e 19 de novembro de 2016.