RIO - O Conselho de Adminsitração da JBS aprovou, por unanimidade, a nomeação de José Batista Sobrinho, fundador do grupo e de 83 anos, para a presidência da JBS. A reunião ocorreu na noite de sábado. Conhecido como Zé Mineiro, José Batista sobrinho é pai de Wesley e Joesley Batista, que estão presos. Suas iniciais dão nome ao frigorífico. Ele vai substituir Wesley Batista, que era o presidente global da empresa e que foi preso na quarta-feira, acusado de insider trading (informação privilegiada).
A nomeação de José Batista Sobrinho contraria o BNDES, maior acionista individual da JBS, que inicialmente queria um nome de fora da família na presidência. Ainda assim, a representante do banco de fomento no Conselho, Claudia Santos, votou em bloco com os demais conselheiros. Claudia está de saída do Conselho. Ela pediu sua renúncia este mês e deve ficar apenas até 9 de outubro.
Segundo fontes com conhecimento do assunto, a família Batista queria que o indicado fosse Wesley Batista Filho, que trabalha na empresa, mas a idade do executivo, que tem 26 anos, controu contra. Os conselheiros entenderam que José Batista Sobrinho, por sua experiência, contribuiria mais para que a empresa conseguisse atravessar esse período de turbulência. Outros nomes que haviam sido ventilados para comandar a JBS eram os do presidente do Conselho Tarek Farahat, e de Gilberto Tomazoni, presidente global da JBS.
Segundo uma fonte, a JBS tem encontrado dificuldade de encontrar executivos dispostos a assumir o comando do frigorífico. Daí a escolha de uma pessoa da família. José Batista Sobrinho foi eleito para cumprir o mandato do filho, que vai até maio de 2019. A tendência, porém, é que, “quando a poeira baixar” um pouco, ele renuncie e outra pessoa assuma o cargo.
PUBLICIDADE
Além de eleger José Batista Sobrinho para a presidência da JBS, o Conselhodefiniu a criação do que chamou de time global de liderança, responsável por assessorar a presidência em tomada de decisões. Este time será composto por três executivos: Gilberto Tomazoni, André Nogueira e Wesley Batista Filho, que comandam algumas das principais áreas de negócios da JBS e que seguem com suas atribuições e responsabilidades atuais.
Gilberto Tomazoni, presidente global de operações, está na empresa desde 2013 e tem mais de 30 anos em posições de liderança no setor de alimentos. “Tomazoni é responsável por todas as operações da empresa no mundo. André Nogueira está na companhia desde 2007. Antes de ocupar a sua função atual como presidente da JBS USA, o executivo foi CFO da mesma operação e presidiu a JBS na Austrália. Wesley Batista Filho era até esta data presidente da divisão de carne bovina da JBS USA, após ter ocupado cargos de liderança na JBS em cinco países desde 2010”, disse a JBS em fato relevante divulgado na noite de domingo. O Conselho de Administração concordou também que a diretoria cuidará de buscar um diretor para a área financeira da JBS.
José Batista Sobrinho foi o primeiro presidente da JBS, empresa que criou em 1953. É membro do Conselho de Administração da companhia há mais de dez anos. Gilberto Tomazoni, presidente global de operações, está na empresa desde 2013 e tem mais de 30 anos em posições de liderança no setor de alimentos.