Com o objetivo de estimular o trabalho de pesquisa e a qualificação do servidor a Escola do Legislativo “Prof. Wilson Brandão” tem um saldo positivo desde a sua instalação no segundo semestre de 2007 e inaugurada pelo presidente deputado Themístocles Filho (PMDB). A escola foi criada através da lei estadual nº 5,712, de dezembro de 2007. Funciona também através de convênios com outras instituições a exemplo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) CESVALE e outras entidades.
A Escola do Legislativo estimula a pesquisa, também tem a participação dos deputados, servidores públicos através de cursos, treinamento à distância e, ainda, através de videoconferências pelo sistema Interlegis do Senado Federal. Para 2016 estão previstos novos cursos em 50 municípios piauienses. No primeiro semestre do ano passado foram realizadas palestras e treinamento para 982 pessoas. Desse total 30% foram funcionários da Assembleia Legislativa, o restante, servidores de outros setores e o público externo.
A Escola do Legislativo “Prof. Wilson Brandão” também realizou convênio com o Cesvale para ministrar cursos de Gestão Empresarial, Direito Previdenciário e Direito Civil. Foram oferecidos no primeiro semestre desse ano 25 cursos à distância através do sistema Interlegis do Senado Federal. Em agosto de 2015 a escola realizou palestra no auditório do Tribunal Regional Eleitoral sobre Reforma Política.
A Escola do Legislativo levou conhecimento também para o interior com os cursos de Extensão de idioma em parceria com a UESPI no município de Madeiro do Piauí. Em São Raimundo Nonato foram ministrados os cursos de extensão de Inglês e Conversação e Língua Brasileira e Sinais (libra). Em Teresina dois novos cursos foram oferecidos esse mês: de Direito Tributário e o curso de Gestão de Finanças Pessoais.
Emerson Brandão