Publicada em 04 de Maio de 2012 �s 15h00
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, desenvolve um trabalho de qualificação e capacitação profissional na área da beleza que vêm se tornando referência neste segmento. No início deste mês, a Fundação Wall Ferraz certificou 23 alunos no curso de Corte e Escova em Cabelo, com carga horária de 60h, no Centro de Capacitação da Redenção.
Uma das principais características que contribuem para que a área da beleza venha se destacando é a demanda expressiva dessa área. "A Fundação Wall Ferraz dá todo o suporte para que a capacitação nessa área seja evolucionária, mantendo sempre a qualidade do trabalho possibilitando às alunas ganharem a credibilidade da comunidade e construírem suas carreiras no mercado de trabalho", destaca Francisco Oliveira, Presidente da Fundação Wall Ferraz.
Adquirir conhecimento para exercer uma profissão é motivo de celebração para todos os alunos que concluem os cursos da Fundação Wall Ferraz. "Eu já tinha algumas técnicas e aprendi nesse curso como cortar cabelo, como me aperfeiçoar na profissão de cabeleireiro. Essa é uma oportunidade para muitas pessoas que não possuem condições de pagar um curso. Estou muito feliz porque tive a oportunidade gratuita de aprender", diz Adailton Soares, aluno concludente do curso de Corte e Escova em Cabelo.
Área da Beleza gera emprego e renda
Em Abril desse ano, foram certificadas alunas na área da beleza através do Curso de Maquiagem e Penteado, com carga horária de 60h, que foi realizado no Centro de Capacitação do Bairro Todos os Santos.
Para Jéssica Kaline, tornar-se profissional na área da beleza garante um futuro de realizações. "Fazer o curso foi uma forma de buscar conhecimento para trabalhar com a área que eu tenho vocação. Nas aulas, aprendi a fazer belíssimos penteados e maquiagens modernas", afirma a aluna do curso.
Dentro do conteúdo programático, além das técnicas para aprender a fazer penteado e maquiagem, as alunas aprendem sobre ética profissional e conduta social. "Este serviço possibilita um crescimento pessoal que vai sendo lapidado até mostrar todo o potencial das alunas, além de projetá-las significativamente para o mercado de trabalho", afirma Ari Carvalho, instrutor do curso de Maquiagem e Penteado da Fundação Wall Ferraz.
Realidade transformada
Outra realidade que foi transformada através da qualificação profissional na área da beleza foi na região da olaria do bairro Poty Velho. As mulheres oleiras que trocaram o trabalho braçal da olaria pela qualificação na área da beleza ganharam uma nova rotina e garantem que a nova profissão transformou suas vidas. Em abril, a Fundação Wall Ferraz capacitou essas mulheres através do curso de Corte e Escova em Cabelo.
Ana Paula Rêgo, ex-oleira, relata que devido ao esforço físico que enfrentava ao carregar tijolos pesados e devido à exposição ao sol, ela sentia muitas dores no corpo. Mas hoje, na área da beleza, ela declara que está com a saúde renovada. "O trabalho na olaria era muito pesado, pois nós trabalhávamos de 7h da manhã até 17h da tarde carregando de seis a sete tijolos na cabeça. Agora, depois do curso na área da beleza, posso ter orgulho dessa nova profissão e sonhar em montar meu salão de beleza e melhorar muito minha renda", acentua a ex-oleira e aluna do curso de Corte e Escova em Cabelo da Fundação Wall Ferraz.
Para essas mulheres, o trabalho da comunidade agora pode ser desenvolvido na área da beleza com mais segurança e comodidade. A vida cansada da olaria deu espaço para as mulheres oleiras buscarem uma nova fonte de emprego e renda, e foi através da qualificação profissional na área da beleza que elas conseguiram até mesmo despertar uma auto estima coletiva. "Depois do curso elas podem dizer que hoje possuem uma profissão que se identificam. Trabalhavam nas olarias agora ganharam outra atividade na área da beleza. Já tem alunas trabalhando em salão, outras fazendo a domicílio, o que melhorou a situação de vida no bairro", acentua Eliúde Gomes, ex-oleira e instrutora da Fundação Wall Ferraz na área da beleza.