O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura informou que a Fundação Carlos Chagas será a responsável por realizar o concurso público destinado a contratação de servidores para os cartórios de Teresina e do interior do Estado.
A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada que existe desde 1964 e atua em todo o Brasil, em exames vestibulares e concursos para entidades privadas e públicas.
O concurso será realizado porque o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que todos os responsáveis por cartórios do país que assumiram o cargo depois da Constituição de 1988 sem fazer concurso público deixem a função. A estimativa do conselho é de que 5 mil estejam nessa situação
Quem entrou no cargo antes da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, ganhou o que se chama de "direito adquirido" e pode ficar no cargo.
Além do Piauí, mais 10 estados devem realizar concursos. Entre os estados estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima. No Piauí, o Tribunal de Justiça estima que sejam oferecidas cerca de 100 vagas.