Teresina tem dois Centros de Arte e Esporte Unificados (CEU) e neles a comunidade tem acesso a várias atividades de esporte, lazer e cultura. Mas desde que os funcionários ficaram sem receber os salários, os espaços tiveram a programação interrompida.
Planejado para beneficiar milhares de moradores da região do bairro Santa Maria da Codipi, na Zona Norte da capital, o CEU não é mais considerado um paraíso pelos populares. Inaugurado em dezembro do ano passado, o espaço está com diversas atividades paradas há mais de um mês.
O mesmo aconteceu no CEU do bairro Portal da Alegria, Zona Sul. Nos dois centros são ao todo 24 funcionários e de acordo com os servidores, o pagamento feito até agora foi o referente aos dias trabalhados após a inauguração do espaço em dezembro e de lá para cá os salários estão atrasados.
“Quando a gente quer fazer um trabalho para ficar feliz a gente tem que correr atrás dos direitos e estamos buscando. Trabalhamos então temos o direito de receber”, disse o eletricista Cleiton Soares.
Revoltados, os funcionários chegaram a procurar a Prefeitura de Teresina para saber se os recursos estavam sendo repassados para a Associação de Promoção da Juventude (Aprojuv), instituição responsável pela gestão dos dois espaços. No Portal da Transparência o relatório aponta para o valor de R$ 329,672.56 pagos em referência aos meses de fevereiro e março deste ano.
“A gente quer saber onde está esse dinheiro. Por que que não foi feito o repasse”, falou a educadora física, Sâmia Sérvilo.
Francisco Mota, diretor da Aprojuv, disse que houve um problema no repasse feito pela prefeitura, mas garantiu que a partir de segunda-feira (30) a situação será regularizada.