O funcionário do Hospital Getúlio Vargas, Afonso Lopes da Costa Dias, 56 anos, morreu vítima da Covid-19 nessa quinta-feira (11). Ele tinha comorbidades e não resistiu às complicações da doença.
Segundo o Hospital, que emitiu nota de pesar pelo falecimento do funcionário, Afonso ficou internado no próprio HGV, onde trabalhava, e recebeu toda a assistência desde que passou mal.
Contudo, ele tinha diversas comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade. "Era lotado no Serviço de Radiologia e sempre exerceu suas funções com comprometimento e dedicação", informou a unidade de saúde.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.