Um funcionário da Eletrobras Distribuição Piauí foi preso em sua própria residência no bairro Esplanada, Zona Sul de Teresina, por volta do meio-dia desta segunda-feira (16). A prisão ocorreu em uma operação conjunta de fiscalização da Eletrobras com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), da Polícia Civil do Piauí.
De acordo com o delegado Laércio Evangelista, do Greco, o homem pagava a taxa mínima de energia elétrica, que é de R$ 85, mesmo com um número considerável de aparelhos eletrônicos, o que chamou a atenção.
“Há mais de um ano ele vinha pagando a taxa mínima e na casa ele tinha duas geladeiras, três ar condicionados, vários eletrônicos. Diante da suspeita, houve fiscalização e o sujeito foi preso em flagrante”, disse o delegado.
A perícia apontou que havia um desvio de energia antes do medidor, que adulterava a contagem da energia consumida. O funcionário está lotado na Eletrobras há cerca de dois anos.
Além do desvio de energia, o homem também foi autuado por criação de animal silvestre em cativeiro, já que foi encontrado um papagaio sem a devida autorização do Ibama, o que configura crime ambiental. O crime é inafiançável e ele permanece preso.
TERESINA