Publicada em 14 de Agosto de 2015 �s 13h03
O secretário da Administração do Piauí, Franzé Silva, integra o grupo de trabalho encarregado de reformular uma nova agenda de gestão pública para o país, com a sistematização e consolidação das proposições tiradas no 98º Fórum do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad), que será encerrado nesta sexta-feira (14), em Florianopólis (SC). O prazo para entrega dessa nova proposta de gestão é 15 de setembro.
Na quinta-feira (13), primeiro dia do 98º Fórum do Consad, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, defendeu um novo olhar sobre as instituições e a modernização nas formas de gerenciamento da administração pública, onde deva ser priorizada uma agenda nacional, como parte de um plano de desenvolvimento para o Brasil.
A organização das carreiras, a chamada “agenda do profissionalismo”, “uma agenda associada ao século 19 e jamais completada no Brasil” – segundo o ministro -, a eficiência do Estado com choque de gestão; e fomento ao experimentalismo na maneira de atuar do governo, com ações cooperativas entre a União, estados e municípios, foram algumas das sugestões de Mangabeira Unger, durante sua exposição aos secretários de Administração de todos os estados e outras participantes do fórum.
“Além das agendas de profissionalismo, eficiência e experimentalismo, temos que reconstruir o sistema para que os mecanismos de controle, a pretexto de constranger o gestor desonesto, não impeça o gestor honesto de trabalhar”, defendeu o ministro.
Para dar qualidade aos serviços públicos, o Estado precisa se organizar, preparar, financiar, coordenar e monitorar a sociedade civil independente para que ela participe da provisão competitiva e experimentalista dos serviços públicos, entende Unger.