No visual parecia duelo entre Davi e Golias, mas o confronto entre Francinaldo Segundo (PI) e Bruno Ogata (PR), na disputa da medalha de bronze do Campeonato Brasileiro Sub-23, deu a lógica. E em nada foi semelhante à popular passagem bíblica. O atleta piauiense teve trabalho, neste sábado (24), para aplicar um golpe perfeito, mas viu a desclassificação do adversário pelo acúmulo de quatro punições jogar em seu colo o terceiro lugar no pódio da categoria acima de 100kg.
Apesar de ter consciência da superioridade em diversos fundamentos, Francinaldo Segundo preferiu evitar a soberba e ser cauteloso na conquista. O paranaense deu trabalho nos contra golpes e se defendeu em quase toda a luta. O excesso de shidos (punições) recebidos por conta da atitude defensiva acabou se tornando efeito colateral da estratégia do adversário.
Depois de levar a primeira e segunda penalidades e, em seguida, ser surpreendido com uma nova punição, Bruno Ogata entrou no jogo de Francinaldo e tomou a quarta advertência. Pela regra, o atleta foi desclassificado por atingir o limite permitido de faltas, dando oportunidade para o atleta do Piauí soltar o grito de comemoração.
Com a conquista o Piauí encerra sua participação no Brasileiro de Judô com três medalhas. Além da conquista de Francinaldo Segundo (+100gk), Giordano Bruno eStanley Torres também faturaram o terceiro lugar nas categorias até 55kg e até 73kg.