Publicada em 24 de Fevereiro de 2014 �s 09h21
Desde outubro de 2013, os profissionais da Força Estadual do SUS chegam aos municípios mais distantes do Piauí para realizar cirurgias em várias especialidades. A última cidade beneficiada foi Bom Jesus, localizada a 670 quilômetros de Teresina. Cerca de 200 cirurgias pediátricas devem ser realizadas durante todo o mês de março. Os trabalhos começaram no fim de semana, com intervenções cirúrgicas em 35 crianças. A FES vai beneficiar pacientes de 24 cidades da região. A triagem dos pacientes aconteceu no final de janeiro.
Para o coordenador do Projeto em Bom Jesus, médico pediatra, Edinaldo Miranda, o empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em disponibilizar toda a estrutura de translado e equipamentos modernos para os profissionais da FES colabora com a rapidez nos procedimentos cirúrgicos.
"Assim como em outras cidades por onde nós da Força já passamos, em Bom Jesus traremos também todo o tipo de material que é usado nos grandes centros de saúde. Aqui serão realizados de quinze em quinze dias cirúrgias pediátricas de pequeno e médio porte beneficiando assim pessoas carentes que não teriam condições de pagar por esses serviços", enfatiza o médico.
Neste primeiro momento foram atendidas 35 crianças que durante o sábado e domingo passaram por cirurgias de fimose, hérnia umbilical, hérnia renal e hérnia gástrica.
Dona Eliene Lemos, mãe de Vinicius Lemos, de 12 anos, estava feliz por ter conseguido finalmente ver seu filho sendo operado. ''Esse projeto é uma coisa de Deus, pois nós que temos poucos recursos dificilmente conseguiríamos fazer essa cirúrgia. Estou aliviada porque agora meu filho vai ficar curado'', desabafou.
A Força Estadual do SUS é um projeto assinado por lei através de decreto do Governo do Estado e atua nos municípios com profissionais concursados.