Foragido, acusado de matar.
O tráfico de drogas sempre cria personagens cinematográficos. Os vilões são ricos e jovens e, na vida real, a violência não é nada divertida para quem está no caminho deles. Em Teresina alguns destes protagonizam o cotidiano da cidade e estão causando pavor aos moradores da zona Leste.
Recebeu denúncias de leitores que moram na região reclamando do medo que o jovem de 25 anos André Luiz Alencar Filho, conhecido como André Bundinha, tem provocado na população.
informações do 12° Distrito Policial, André Bundinha é conhecido como “o matador”. Já teria executado mais de 20 pessoas por diversos motivos, desafetos, acerto de contas, assaltos e o principal deles, por conta da venda de drogas. Policiais da região relatam que ele mata pelos motivos mais banais. “Ele mata por nada, só por matar mesmo”, diz um agente que preferiu não se identificar.
O diretor da penitenciária Major César, capitão Elton Maciel informou ao Portal AZ que André Bundinha é foragido. Ele esteve preso de janeiro a abril, mas conseguiu fugiu. “Ele aproveitou da deficiência da nossa guarda externa e evadiu-se”, conta Cap. Maciel.
Atualmente na penitenciária Major César apenas três policiais atuam em cada plantão noturno fazendo a guarda externa. “O regime semiaberto da Major César beneficia o preso com progressão de regime”, complementa. Com relação a esta prisão, André Bundinha cumpria pena por assalto, mas existem outros processos que ainda irão a julgamento, muitos deles por homicídio.
O delegado Samuel Silveira, da Delegacia de Entorpecentes disse a maioria dos crimes de André Alencar estão relacionados a homicídios e que a polícia está investigando a relação dele com o tráfico de drogas. Samuel criticou ainda as relações que se tem feito entre mortes e drogas em Teresina. “Costumou-se a falar que todo crime que acontece está relacionado ao tráfico de drogas, mas nem sempre é assim”, argumentou.
Relato de um morador
Um morador da zona Leste que procurou o Portal AZ, fez um relato aterrorizante sobre a atuação de André Bundinha na região:
“Aliado ao também homicida William Nascimento, vulgo "Burtier", André vem promovendo uma verdadeira onda de terror na capital piauiense. Envolvido em vários crimes e tido como o chefe do tráfico de drogas na zona Leste, ele ameaça e mata quem ousar interferir na sua área de atuação. No caso da morte do senhor Messias, na vila Madre Teresa, ele e Butier fizeram questão de deixar claras pegadas do crime numa demonstração de que a violência demarca o território.
Outras pessoas que já foram vítimas da violência da gang comandada por André "bundinha" tem procurado ajuda da polícia para que os mesmos sejam punidos por seus crimes, mas temem que ao denunciá-los, sejam vítimas novamente.
Moradores do bairro Ininga, nos arredores do 12 DP, afirmam que tanto "Butier" quanto André Bundinha aterrorizam as pessoas no meio da rua e que diariamente há reuniões de traficantes nas bocas de drogas que funcionam bem atrás do Distrito Policial, comandado pelo Delegado Canabrava.
Mantendo a população sob o signo do medo, André e Butier comandam o bairro Ininga nos mesmos moldes dos traficantes dos morros cariocas e para isso, contam com a cumplicidade dos traficantes "Barata" e "Cabelo" que dão guarida aos homicidas e fazem festa quase todas as noites praticamente no quintal do Distrito Policial”.
Assassinatos
No último dia 5 de dezembro, a Justiça decretou as prisões de André Bundinha e de Butier. Eles são acusados, respectivamente, como mandante e executor do atentado contra o comerciante Messias Fernandes de Castro, de 40 anos, em sua mercaria na Vila Madre Teresa, na zona Leste de Teresina, e ferindo gravemente o seu filho E.S.C, de 13 anos, e se seu neto E.A., de 32 dias.
André Bundinha seria um dos principais rivais de Ademar Sousa, o Gato Félix, assassinado dentro da Casa de Custódia. O grupo de André Bundinha pode ter sido o responsável pelo assassinato do parceiro de crimes de Gato Félix, o Rafael, assassinado há uma semana na porta da maternidade Santa Fé, no bairro Porenquanto, na zona Norte de Teresina, quando estava saindo de uma visita à sua mulher e à sua filha, que tinha nascido naquele dia.