Na tarde desta segunda-feira (28) o Corpo de Bombeiros apagou um incêndio no povoado Pilões, Zona Rural de Nazária, há 30 km de Teresina. Nesta terça-feira(29) o fogo persistia em alguns pontos, mas sem chances de provocar um novo incêndio.
Segundo moradores do povoado, o incêndio começou ainda no domingo (27). As casas ficaram cercadas pelo fogo e se aproximou das casas. Na madrugada desta terça-feira (29), o fogo voltou e assustou os moradores, mas apagou-se antes de causar mais prejuízos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio na região era de média proporção, no entanto, devido à dificuldade para entrar na vegetação foi necessário o uso de equipamentos como foices, ciscadores e abafadores para facilitar a entrada na região de mata, além dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). Leia a nota do Corpo de Bombeiros sobre o caso no final da reportagem.
Segundo a corporação, o incêndio tem relação direta com o período de altas temperaturas, o que acaba por criar um ambiente propício para o fogo e sua propagação.
"Nesse período de altas temperaturas, o risco da incidência de novos focos é muito alta. Nesses casos, a população deve acionar o 193. Em caso de instabilidade, acionar o número 190 para que os atendentes do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, repassem a ocorrência para os bombeiros militares”, explicou Tenente Clébio.
A Semarh disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso. Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela secretaria é: (86) 9 9421-6693.
Fogo se aproxima de casas em incêndio na zona rural de Nazária
Leia abaixo a nota do Corpo de Bombeiros:
Na tarde dessa segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí foi acionado para combater um incêndio em vegetação no povoado Pilões, Zona Rural do município de Nazária.
As guarnições foram munidas com uma viatura equipada com kits de combate a incêndio, equipamentos como foices, ciscadores e abafadores para facilitar a entrada na região de mata, além dos equipamentos de proteção individual (EPI’s)
“O incêndio na região era de média proporção. Os bombeiros militares entraram mata a dentro e debelaram as chamas dentro da normalidade. Nesse período de altas temperaturas, o risco da incidência de novos focos é muito alta. Nesses casos, a população deve acionar o 193. Em caso de instabilidade, acionar o número 190 para que os atendentes do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, repassem a ocorrência para os bombeiros militares”, explicou o comandante de socorro dessa segunda-feira (28), tenente Clébio.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí reforça os números disponíveis em caso de instabilidade na linha do 193:
Parnaíba: (86) 99576-3597
Picos: (86) 99429-7268
Piripiri: (86) 99840-5801
Oeiras: (86) 99436-6620
Floriano: (86) 99424-2166
São Raimundo Nonato: (86) 99487-9247