A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta terça-feira (24) que a partir desta quarta-feira (25) a Campanha de Vacinação contra Influenza/Gripe está suspensa em Teresina em decorrência do desabastecimento de doses por parte do Ministério da Saúde. A vacinação começou na segunda-feira (23), em dois dias o estoque de vacinas acabou na capital.
A FMS informou que o governo federal é responsável pelo envio das vacinas e o estado que encaminha para Teresina. A suspensão das vacinas é temporária e está sendo aguardada a reposição para abastecimento nos postos.
Só na capital foram aplicadas 65 mil doses de vacina contra gripe em idosos e trabalhadores de saúde.
Segundo Amariles Borba, diretora de vigilância em saúde da FMS, a campanha foi suspensa por conta da grande procura. “O município não tem mais doses. Quando recebermos nova remessa, iremos divulgar amplamente na imprensa e nas redes sociais, para que a população-alvo se dirija aos postos”, disse.
Maiores de 60 anos e profissionais de saúde fazem parte do grupo de vacinação dessa primeira etapa da campanha nacional, que acabou sendo antecipada pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia do novo coronavírus que atinge o país com mais de 2 mil infectados. No Piauí há oito casos confirmados.
O objetivo é imunizar essas pessoas para que não adoeçam de outras síndromes respiratórias e não precisem buscar os hospitais, para não sobrecarregar o sistema de saúde do país, que já tem mais de 1800 casos confirmados de coronavírus.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas.