Publicada em 23 de Abril de 2012 �s 14h01
Apesar do índice de obesidade da população teresinense ser baixo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, vem desenvolvendo ações de combate à obesidade e promoção de hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.
No Brasil, um total de 52,6% dos homens e 44,7% das mulheres estão acima do peso. Ao contrário das demais capitais do país, a quantidade de homens obesos em Teresina não aumentou, sendo mantido o percentual de 11,3%, no período de 2006 a 2011.
Equipes da estratégia Saúde da Família, da FMS visitaram escolas da zona norte da capital com o objetivo de orientar sobre as formas de prevenção da obesidade infantil e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Na Creche Tia Mirian II, no bairro Mocambinho, 58 alunos e 39 pais de estudantes tiveram a oportunidade de ter acesso a orientação nutricional e palestras sobre saúde bucal e combate à dengue.
No bairro Real Copagre, a Escola Municipal Professor José Carlos também foi alvo de atividades educativas. No local, 13 crianças com pré-obesidade foram encaminhadas para consulta médica e nutricional. Já na Escola Municipal Antônio Gaioso e na Creche Tia Helena Medeiros, no bairro São Joaquim, e na Unidade Escolar 15 de outubro, no bairro Primavera, foi realizado o cálculo do Índice de Massa Corporal de mais de 80 alunos para avaliação e encaminhamento à Unidade de Saúde para acompanhamento nutricional, quando necessário.
De acordo com Keila Fortes, nutricionista da FMS, atividades como essas servem para orientar os alunos e seus pais sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada para combater a obesidade, além de fortalecer o vinculo família e escola. "A ideia é proporcionar aos alunos um olhar sobre a doença despertando o interesse em combatê-la", destaca a nutricionista.