Para atender a demanda de atendimento de baixa complexidade e promoção da prevenção de doenças da população na zona Sul da capital, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde. A Unidade será inaugurada hoje (12), a partir das 11h, no Residencial Mário Covas.
A Unidade, que foi construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), teve recursos na ordem de R$268.666,66. Será atendida a demanda do Residencial Mário Covas, bem como a população da Vila Vitória e do Residencial João Paulo II.
A UBS contará com duas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e terá em sua estrutura consultórios médico, odontológico e de enfermagem, salas de coleta, de vacina, de reunião e de procedimento, farmácia, esterilização e copa.
Para o presidente da FMS, João Rodrigues, a intenção é fortalecer a atenção básica. "Fortalecendo o atendimento na ponta, podemos dinamizar os atendimentos de média e alta complexidade, pois vai evitar a lotação nos hospitais municipais", afirmou.
A Unidade homenageará Guilherme Xavier de Oliveira Neto, que era farmacêutico, advogado e político piauiense, foi deputado estadual pelo Piauí por seis vezes, exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração. Sua última atividade exercida antes do seu falecimento foi a função de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (desde junho de 2010). Faleceu em março de 2012 vítima de acidente com aeromotor.