A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina expandiu o atendimento exclusivo para casos de síndrome gripal. A mudança ocorreu em função da reorganização no serviço de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, e dos serviços na atenção básica. Agora, 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão esses casos, enquanto as outras 71 ficarão com demandas da Estratégia Saúde da Família.
“As vinte unidades destinadas aos casos de síndrome gripal funcionam em horário especial. E as demais unidades são destinadas ao atendimento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com problemas que não sejam gripais e todos os outros serviços”, explicou o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.
O diretor destacou que, embora ainda seja permitido consultas a esses casos, a recomendação é evitar aglomerações. “Se você é um hipertenso que precisa apenas buscar receita, não é necessária consulta. Basta medir a pressão que você já recebe sua medicação. No caso de pré-natal, se a grávida não está sentindo nada e não chegou ao período da consulta, a recomendação é aguardar”, disse.
“Se a gestante sentir algo ou chegar o momento da consulta, ela deve procurar uma das unidades que não foi destinada ao atendimento de casos gripais. Mesmo que ela fizesse o acompanhamento em outra unidade. Isso porque temos o prontuário eletrônico e os médios têm acesso a ele de qualquer UBS”, completou.
Segundo Kledson Batista, atendimentos como curativo, retirada de pontos e troca de sondas também podem ser realizados em qualquer uma das 71 UBSs que não estão destinadas ao atendimento de casos gripais. “Dessa maneira conseguimos atender os casos de gripe e os demais da atenção básica”, afirmou.
Confira a lista das 20 unidades que atenderão exclusivamente casos de síndrome gripal:
Zona Sul
UBS Portal da Alegria
UBS Irmã Dulce
UBS Dagmar Mazza
UBS Parque Piauí
UBS Monte Castelo
UBS Promorar
Sudeste
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Carlos Alberto Cordeiro
Norte
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mocambinho
Leste
UBS Taquario
UBS Planalto Uruguai
UBS Cidade Jardim
UBS Satélite
UBS Santa Isabel
UBS São João
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.