Publicada em 24 de Fevereiro de 2014 �s 15h43
O território Vale dos Rios Piauí e Itaueira vai discutir o futuro do Piauí durante o fórum “Piauí 2050: O futuro que a gente quer”, a ser realizado nesta quarta (26), no Instituto Federal do Piauí (IFPI), no município de Floriano. Durante o fórum, a população do território vai poder indicar que segmentos são prioritários para o desenvolvimento da região e de todo o Estado e que deverão ser incorporados ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).
Na 10ª edição, o secretário do Planejamento, Cezar Fortes, afirma que há uma identidade nas demandas em todo o Estado do Piauí: a valorização do local, o que é significativo na construção do Plano. “As pessoas têm uma visão macro, mas sem esquecer suas especificidades, suas raízes, o que é bastante positivo, já que estamos construindo um Plano em parceria com os piauienses, com as suas necessidades, seus desejos e anseios”, ressalta.
Fortes explica ainda que a educação é convergência entre todos os territórios, mostrando seu papel estratégico para o desenvolvimento. Por isso, na elaboração do Plano, a educação é posta em duas linhas de trabalho, como capital humano, para atração de investimentos, e na formulação de políticas públicas e programa de desenvolvimento econômico. Potenciais econômicos Na pauta das discussões, os segmentos econômicos que podem impulsionar o desenvolvimento da região, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs), nas áreas da cajucultura, ovinocaprinocultura, apicultura, carnaúba e babaçu, além da cultura em conjunção com o turismo no polo histórico-cultural.
Nos empreendimentos agrícolas, a TerraCal é um exemplo de investimento que está ocorrendo na região. Em fase de instalação em Guadalupe, Jerumenha, Floriano e Marcos Parente, a empresa prevê investimentos na ordem de R$1,5 bilhão, gerando em torno de 3.500 empregos diretos. Os recursos serão aplicados em agricultura irrigada de cana-de-açúcar, tomate e cacau, que são matérias primas processadas localmente.
Outro foco das discussões será a energia, tanto proveniente do petróleo e gás, como também do gás de xisto e outras tipos de energias renováveis. “Atualmente, a pauta dos negócios é voltada para a energia renovável, e a nossa região tem um grande potencial para a exploração de gás e petróleo, e as pesquisas indicam isso”, explica o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior. O papel dos transportes, incluindo a hidrovia e a ferrovia, é uma alternativa viável para atração de empresas de beneficiamento e transformação industrial.
O evento é gratuito e ao final será emitido certificado aos participantes. Para participar, bastar enviar os dados pessoais para o e-mail:planejamentoparticipativo@seplan.pi.gov.br
Programação
Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer Local do evento: IFPI – Floriano
8h - Abertura oficial 8h30 - Palestra: O Piauí hoje – Secretaria de Planejamento 10h - Intervalo 10h30 - Palestra: Panoramas Setoriais - Diagonal Consultoria Debate 12h - Mesa-redonda: Síntese da Visão de Futuro - Diagonal Consultoria