Para homenagear o petista Ribamar Santos, que faleceu no último dia 28 de julho, a deputada Flora Izabel (PT) foi a tribuna da Assembleia nesta segunda-feira (5). Ela destacou alguns trabalhos desenvolvidos por Ribamar Santos no Estado do Piauí. "Ele se tornou uma referência e influência positiva para a carreira política dos petistas no Piauí, além dos demais parlamentares, considerando o desempenho político que teve desde a década de 1980, época em que ingressou na carreira política piauiense", afirmou a parlamentar.
Flora ressaltou que a história política do "companheiro" se confunde com a própria história da abertura política brasileira e da redemocratização do Brasil, tendo sido o primeiro candidato a governador do Piauí pelo PT, em 1982, na primeira eleição direta para governadores após o fim da ditadura militar, implantada na década de 1960.
Ribamar Santos foi um dos fundadores do partido no País e tinha como ideologia partidária a criação de medidas em prol da classe trabalhadora, causas de defes dis direitos da mulher, além da valorização do trabalho rural, cenário onde se consolidou e adquiriu o respeito considerado fundamental para o prestigio adquiriu ao longo desses anos.
"As ações defendidas pelo petista foi importante para os debates em torno de interesses dos trabalhadores do Estado e da população mais pobre. Ele teve uma contribuição significativa no nosso partido, principalmente pela atuação positiva que teve de maneira organizada, determinada e competente", analisa o deputado João de Deus, em aparte.
A também petista, deputada Rejane Dias, avaliou a história de vida de Ribamar Santos como relevante para o desenvolvimento do Estado, o que se deve a busca constante por melhorias na qualidade de vida dos piauienses. Para a deputada, ele deixa um legado que precisa ser lembrado e seguido por aqueles que fazem a política na atualidade e atribui o sucesso do partido a militantes como ele; razão que o qualificou como uma "fonte de sabedoria", em conformidade com a opinião do deputado Cicero Magalhães ao acrescentar que ele foi uma das "maiores figuras políticas para o partido".
Roberto Sampaio - Edição: Katya DAngelles