Nos últimos anos o Flamengo se acostumou a investir pesado em nomes de impacto. Assim, de 2010 até o ano passado, passaram pelas fileiras da Gávea atletas como os meias Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho e o atacante Vagner Love. Tirando o título estadual de 2011, nenhuma conquista de impacto aconteceu. O Artilheiro do Amor, por exemplo, mesmo identificado com a torcida, deixou a Gávea sem sentir o gostinho de dar uma única volta olímpica.
Fora isso, o clube ainda investiu verdadeiras fortunas em nomes que nada renderam e não tinham nem status de ídolo. Assim, altos salários para a realidade do futebol brasileiro foram investidos no meia Diogo, ex-Portuguesa, e no atacante Deivid, atualmente se destacando pelo Coritiba.
Com a nova diretoria o clube mudou o planejamento e passou a investir mais em promessas. Assim, os meias Gabriel, destaque do Campeonato Brasileiro do ano passado pelo Bahia, e Carlos Eduardo, revelado pelo Grêmio, chegaram com a possibilidade de bom retorno. O atacante Hernane foi valorizado e já é o artilheiro do Campeonato Carioca. O bom desempenho foi recompensado com um aumento considerável de salário, mediante a ampliação do tempo de contrato e a multa rescisória.
Além disso, as categorias de base foram ainda mais valorizadas, colhendo os frutos da gestão anterior, que formou o time campeão da Copa São Paulo de Juniores, em 2011. Resta saber se ao fim disso tudo o torcedor poderá comemorar outras grandes conquistas.Flamengo treina para pegar o Olaria
Dentro de campo o elenco segue trabalhando para a partida do próximo sábado, às 18h30(de Brasília), contra o Olaria no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Com a vaga nas semifinais assegurada, assim como a primeira colocação do Grupo B, o Rubro-Negro vai preservar boa parte de seus titulares para não perder peças importantes em jogos decisivos.
Diante do Olaria a principal novidade deverá ser mesmo Gabriel, que vinha fazendo um trabalho em separado de reforço muscular. O jogador vem se mostrando ansioso.
"A minha expectativa sempre é a de entrar em campo e jogar. Espero poder dar o meu melhor quando o Dorival Júnior decidir me dar uma oportunidade. O professor sabe o que faz e com certeza o Flamengo está procurando o melhor para que eu possa render em boas condições quando for utilizado", disse o jogador, sem desconfiar da possível titularidade contra o Olaria.
Nesta quinta-feira o elenco volta a trabalhar na parte da manhã, no Ninho do Urubu. Na sexta-feira acontece um recreativo à tarde, antecedendo a viagem da delegação para Volta Redonda. O domingo será de folga para os jogadores, que irão se reapresentar na segunda-feira.