O prefeito Firmino Filho recebeu hoje(29), no Palácio da Cidade, representantes do Movimento Conscientiza Piauí. A reunião serviu para a apresentação da pauta de reivindicações do movimento sobre o sistema de transportes coletivos de Teresina como resultado do ato público realizado na tarde do dia 26 de junho.
Assessorados pelo advogado Alex Sampaio Nunes, os estudantes Glênio Oliveira, representante do Movimento Conscientiza Piauí e Lorena Varão, representante do Diretório Central dois Estudantes da Universidade Federal do Piauí, reivindicaram o congelamento da tarifa dos transportes coletivos enquanto não for realizada a licitação nas linhas de ônibus, passe livre para os estudantes, aumento na quantidade de linhas para atender as deficiências na zona rural e disponibilização da planilha de custos do sistema de transportes.
Participaram da reunião, também, a vereadora Celene Fernandes, a secretária municipal de Comunicação Social, Cláudia Brandão, o superintendente da Strans, Pang Yen Shiao e o diretor de Transportes da Strans, Ricardo Freitas. O prefeito Firmino Filho informou que de todos os itens da pauta de reivindicações apenas o que trata da concessão de passe livre para os estudantes não pode ser atendido prontamente pela Prefeitura, uma vez que implicaria em aumento na tarifa.
“A Prefeitura de Teresina já decidiu que não haverá reajuste na tarifa até que se conclua a licitação do sistema de transportes que já está em andamento. Além disso nós precisamos repensar a questão da mobilidade urbana de Teresina uma vez que a cidade cresceu e se espalhou bastante, elevando os custos de todos os serviços públicos”, disse o prefeito.
Ele confirmou para a partir de agosto a realização de audiências públicas do processo licitatório dos transportes de Teresina que contará com a efetiva participação dos estudantes e de toda a sociedade. Ele autorizou, também, a ampliação das vagas de representantes de estudantes no Conselho Municipal de Transportes Públicos. O novo sistema de transportes urbanos de Teresina que está em fase de implementação, conforme o superintendente da Strans, Pang Yen Shiao, permitirá a integração de todas as linhas de ônibus e de um moderno controle da frota via satélite. Identificadores colocados em todos os ônibus permitirão que os gestores do sistema e os usuários acompanhem e fiscalizem o funcionamento de cada veículo, incluindo itinerários e horários em tempo real.
O plano Diretor de Transportes e Trânsito de Teresina prevê estudos também com meios alternativos de transportes como veículos leves sobre trilhos (VLTs) e transporte fluvial, utilizando os leitos dos rior Parnaíba e Poti. Os estudantes saíram da reunião satisfeitos da reunião. Eles defenderam a agilização do processo licitatório para que as mudanças possam ser vistas pelos teresinenses o mais rápido possível.